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Impressoras 3D para uso doméstico ultrapassarão 1 milhão de unidades no mundo até 2018, prevê estudo

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Em rápida expansão no mercado corporativo em todo o mundo, as impressoras 3D, que, como o próprio nome diz, permitem imprimir qualquer objeto em três dimensões, começam a avançar também entre os consumidores finais, ou usuários domésticos. Até então distantes do grande público devido ao preço elevado, os novos modelos de equipamentos voltados ao consumidor, e mais baratos, têm ganhado mercado.

As perspectivas são otimistas. Projeções da Juniper Research apontam que as vendas de impressoras 3D ao consumidor final ultrapassarão a marca de 1 milhão de unidades em 2018, em contrapartida ao pouco mais de 44 mil equipamentos estimados para este ano.

Embora as remessas de impressoras 3D estejam em níveis relativamente baixos, a Juniper avalia que esse cenário deve ser alterado rapidamente e as vendas aumentem significativamente no período de quatro anos. O crescimento será resultado de uma extensão cada vez maior de aplicabilidade, impulsionada pela entrada de fabricantes de impressoras convencionais, tais como HP, nesse mercado, acompanhada de preços mais acessíveis aos consumidores.

O relatório sobre impressão 3D da Juniper observa, porém, que ainda é muito cedo para se pensar numa oferta em massa ao consumidor, já que a tecnologia ainda tem que realmente conquistar a imaginação do consumidor. As chamadas killer applications (aplicações que tornam um produto altamente desejado pelas pessoas) e novos materiais para impressão ainda não foram identificados para funcionarem como fontes impulsionadoras do mercado.

Os fabricantes de impressoras 3D também ainda têm de “mostrar suas cartas”, embora aplicações de nicho estejam aumentando. Por exemplo, empresas como Hasbro e Hersheys estão trabalhando com fabricantes de impressoras 3D para desenvolver aplicações exclusivas para o uso do consumidor.

O relatório também observa que, com a conscientização tecnológica dos consumidores, agora muito mais fácil gerar interesse e, possivelmente, campanhas publicitárias sobre novos produtos e aplicações.

Na avaliação do autor do relatório, Nitin Bhas, educar e motivar o público sobre a impressão em 3D para criar objetos do cotidiano é fundamental para o sucesso em longo prazo desse segmento de mercado. “Killer applications e conteúdos serão os principais impulsionadores — algo único e personalizado, que não está disponível nas lojas hoje.”

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