Sorocaba integra serviços públicos através de Infovia

0

Situada a cerca de 90 km de São Paulo, Sorocaba é a quarta maior cidade do estado de São Paulo, com aproximadamente 650 mil habitantes. Nos últimos anos, a cidade vem se notabilizando pela atração de investimentos, estimulados pela proximidade com a capital, índices de mão de obra qualificada acima da média e interligação pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares.

Para manter a atratividade, o município vem realizando uma série de investimentos em modernização de infraestrutura que atendem às demandas das empresas, instituições de ensino e órgão de governo. Um exemplo são os locais de acesso público, como escolas, unidades de saúde, centros culturais, parques, terminais de transporte, bibliotecas e shoppings que têm acesso livre à internet, permitindo que os cidadãos acessem o portal Sorocaba.sp.gov.br a qualquer momento.

De acordo com Maurício Rodrigues Gomes, diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Sorocaba, a construção desta estrutura começou há cerca de dois anos. "Contávamos com mais de 300 unidades externas interligadas via rádio e grandes sistemas espalhados por esta rede", diz, lembrando que a velocidade da rede, 2 MBps, não permitia que os sistemas fossem utilizados em sua plenitude.

Na prática, a prefeitura de Sorocaba tinha demanda por disponibilidade e velocidade que só uma rede de fibra óptica de alta velocidade poderia atender. "O conceito de smart gov não é possível sem uma infraestrutura de alto desempenho, flexível e de alta disponibilidade, por isso decidimos mudar. Preparamos então um plano diretor de TI, onde a infraestrutura era fator fundamental."

Técnica e preço

O plano diretor previa a criação de uma rede de comunicação de dados que atendesse às necessidades da Prefeitura de Sorocaba nos próximos 8 a 10 anos. A licitação organizada pelo município previa a construção de 270 km de rede, interligando 300 unidades e mais de 3,5 mil computadores. Além disso, a rede deveria suportar sistemas especialistas críticos, como os de Educação, Saúde e Financeiro, e contar com funcionalidades de gerenciamento, desde o tratamento de acidentes até a priorização de funções críticas e segurança, que inexistiam na rede anterior.

Por técnica e preço, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) foi a fornecedora vencedora dos ativos de rede (switches) do projeto, que foi realizado em etapas e contou ainda com cabeamento Furukawa e software de gestão de redes HPE IMC.  "A implementação começou em setembro de 2013 e, em dezembro daquele ano, já tínhamos o backbone principal integrando os 27 pontos de maior acesso, que eram as unidades de pronto atendimento, as grandes escolas e a Policlínica", conta Gomes.

O diretor de TI lembra que o passo seguinte foi a construção do backbone secundário, que garantiu a redundância da rede. Por fim, foram implementadas as redes de acesso, ou a última milha, integrando 100% das unidades previstas e completando os 270 km de rede. "O projeto foi concluído em setembro de 2014. Também fizemos redundância do swtich core com equipamentos HPE que tínhamos desde dezembro de 2013, quando o núcleo da rede já estava em funcionamento", explica. Até a inauguração completa da rede, no fim de 2014, a prefeitura de Sorocaba inaugurou novas unidades externas, o que já ampliou o projeto em mais 120 km de fibra óptica.

Velocidade e modernidade

O tráfego da Infovia é inspecionado em tempo real com tecnologia de última geração para a identificação de ameaças e eliminação de fluxos nocivos. A prevenção de intrusão integrada de forma transparente à camada de conectividade aumenta o controle sem impactar o desempenho da rede. A inteligência de detecção é atualizada diretamente por um instituto especializado em pesquisa de vulnerabilidades, garantindo a agilidade necessária a proteção contra ameaças ainda não divulgadas (Zero Day Initiative).

Com a implantação da Infovia, a prefeitura de Sorocaba passou a contar com uma rede, além de mais veloz, mais robusta e confiável. "A velocidade inicial no backbone é de 1GBps, podendo facilmente ser ampliada para 10 GBps. Além disso, hoje a gestão da rede é mais acurada e sabemos o que está trafegando", afirma Gomes.

Mais que a possibilidade de usar seus sistemas plenamente, a Infovia abriu os horizontes de novos projetos para a prefeitura. Segundo Gomes, o planejamento prevê, ainda para o atual mandato, a implementação de serviços de vídeomonitoramento, adoção de um sistema de gerenciamento da Saúde, implementação de lousas digitais em todas as escolas do município e consolidação do uso do ponto eletrônico, além da implementação de fato do Governo eletrônico, com utilização intensa por parte dos usuários em qualquer dependência da prefeitura.

"Com a Infovia, criamos um ambiente digital que favorece a modernização da gestão pública, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico e ampliamos a prestação de serviços aos cidadãos em diversas áreas", detalha Gomes. De acordo com o executivo, o projeto ainda trará impactos em áreas como educação, saúde, segurança, turismo, esporte, engenharia de tráfego e muitas outras que podem ser significativamente transformadas com iniciativas de Cidade Digital.

Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de 637 187 habitantes (IBGE/2013). Ao longo dos últimos doze anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização.

A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil e é quinta maior em desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo e sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB de R$ 16,12 bilhões. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de dois mil delas indústrias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.