Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Missão Orion da NASA usará peças impressas em 3D

Missão Orion da NASA usará peças impressas em 3D

0
This 3-D printed Orion docking hatch cover is made of Polyetherketoneketone (PEKK), an advanced thermoplastic with electro-static dissipative capabilities. PEKK makes the hatch more affordable and faster to produce.
Publicidade

A Stratasys e a Phoenix Analysis & Design Technologies, Inc. (PADT) anunciaram uma parceria com a Lockheed Martin Space para fornecer peças impressas em 3D para a espaçonave Orion, da NASA, que irá explorar o espaço profundo. A chave do projeto são os materiais avançados da Stratasys – incluindo uma variante de ESD do novo Antero  800NA, um termoplástico à base de PEKK que oferece propriedades mecânicas, químicas e térmicas de alto desempenho.

A Orion é a espaçonave com a qual a NASA voltará a enviar astronautas à Lua – e além. Seu voo de testes, apelidado de Exploration Mission-1 (EM-1), será a primeira missão de integração com o foguete mais poderoso do mundo, o Space Launch System, onde uma versão não tripulada da espaçonave voará milhares de quilômetros além da Lua. A missão irá durar aproximadamente três semanas.

O próximo voo da Orion, o EM-2, também se aproximará da Lua, mas com astronautas a bordo – a primeira do tipo desde 1972 –  e permitirá à NASA se preparar para missões cada vez mais complexas no espaço profundo. A missão terá a bordo mais de 100 peças impressas em 3D, projetadas em conjunto pela Stratasys, Lockheed Martin e PADT.

As peças impressas em 3D para o veículo Orion da NASA são produzidas no Laboratório de Manufatura Aditiva da Lockheed Martin em conjunto com a PADT, que agora emprega as mais recentes impressoras e materiais 3D da Stratasys. Utilizando materiais avançados como a resina ULTEM 9085 e o novo material Antero, que incorpora a funcionalidade crítica ESD (Electro-Static Dissipative – ESD), as peças puderam atender às exigências da NASA para missões no espaço profundo. O Antero é ideal para atender aos requisitos de resistência a calor e resistência química estipulados pela Agência Espacial Norte-Americana, além de ser capaz de suportar altas cargas mecânicas.

“Trabalhar com a PADT, a Stratasys e a NASA nos permitiu obter construções altamente consistentes, que superam a simples produção de um protótipo e avançam para a fase de produção”, afirma Brian Kaplun, gerente de manufatura aditiva da Lockheed Martin Space. “Não estamos apenas criando peças, estamos reformulando nossa estratégia de produção para tornar a espaçonave mais acessível e mais rápida de produzir”.

A colaboração entre a Lockheed Martin, Stratasys e PADT é diferenciada pela capacidade de criar consistência e repetibilidade em escala de massa em todo o processo de produção de peças impressas em 3D. A Lockheed Martin é também um dos primeiros clientes a utilizar o Antero da Stratasys, usando o novo termoplástico para fabricar uma peça de aplicação crítica, situada fora da escotilha de acoplamento da Orion. A peça consiste em seis componentes individuais impressos em 3D, presos um ao outro para formar um anel no exterior da embarcação. “As condições ambientais das viagens espaciais exigem o uso de materiais de altíssimo desempenho e os mais rigorosos processos de fabricação da indústria. A integridade e a repetibilidade das peças são essenciais e devem passar pelo exigente processo de teste e validação da NASA ”, diz Scott Sevcik, vice-presidente de manufatura da Stratasys. “Com base em décadas de experiência no fornecimento de soluções de manufatura aditiva fortes e leves para empresas líderes da indústria aeroespacial, a tecnologia da Stratasys é ideal para atender aos processos de fabricação de alta confiabilidade exigidos para a produção de peças na exploração espacial”.

“É empolgante fazer parte da missão da Orion e dos esforços da Lockheed Martin nesta transição da manufatura aditiva da prototipagem para a produção”, comenta Rey Chu, diretor e co-proprietário da PADT. “A tecnologia e os materiais de manufatura aditiva percorreram um longo caminho para se tornar uma opção completa de fabricação de uso final”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile