Adoção de metodologias ágeis deve crescer 35,7% ao ano no Brasil, segundo estudo

4

Focada em potencializar a relação entre equipes de produção e clientes, a metodologia DevOps (Desenvolvimento + Operações) tem sido amplamente adotada em empresas de tecnologia que atuam com engenharia de software. Uma pesquisa da CA Technologies apontou que 16% das empresas brasileiras já utilizam esse modelo, posicionando o Brasil em quarto lugar na aplicação do DevOps nos negócios. Segundo o estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços, realizado pela IDC para a ABES (Assoiação Brasileira de Empresas de Software), DevOps e arquiteturas modernas devem acelerar o desenvolvimento de aplicações, alavancadas pelas demandas de ambientes e recursos em nuvem.

Ainda segundo o mesmo estudo, tecnologias no formato Platform as a Service (PaaS) devem atingir investimento de US$ 425 milhões no Brasil em 2019, o que demonstra aumento na adoção deste tipo de tecnologia pelas empresas do país e, consequentemente, da produtividade obtida com isso. Especialistas do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomércio — SP afirmam que o profissional brasileiro leva cerca de uma hora para executar o mesmo produto ou serviço que um norte-americano faz em 15 minutos, e um alemão ou coreano em 20 minutos. O aumento da produtividade possibilitado pela adoção de metodologias ágeis foi um dos objetivos da Paradigma Business Solutions que em 2018, com mais de 20 anos de estrada, iniciou um processo de implantação da metodologia de DevOps em todas as suas unidades de negócio. "Nós tivemos ganhos significativos nos aspectos de velocidade, produtividade e qualidade das entregas. Além disso, a criação de ambientes para clientes foi altamente otimizada, e o tempo de atualização do produto no mercado foi otimizado de três dias para meia hora", afirma Rodrigo Werlang, diretor de tecnologia na empresa.

A metodologia oferece também ganhos na segurança da informação, o compliance, visto que os processos ficam registrados de forma automatizada e aumenta a confiabilidade do processo. Na Involves, empresa que desenvolve um software de gestão de trade marketing, os times perceberam que é essencial aliar a metodologia a um processo de confiança. Thiago Trennepohl, Devops Engineer na empresa, destaca que isso garante independência e potencializa a agilidade dos processos.

"Acreditamos que a chave para a cultura Devops é confiança. Para isso, criamos alguns processos e temos algumas ferramentas que refletem as boas práticas, como criação de review apps, agregação de logs, monitoramentos diversos, chatbots, servidores de integração contínua, e tudo isso 100% automatizado", explica Thiago.

Competitividade, agilidade e integração

Ao agilizar processos dentro da empresa por meio de maior alinhamento entre as equipes de desenvolvimento e operações, o método de DevOps vem como uma forma de investimento em formação e infraestrutura, o que culmina em melhores resultados. "Antigamente, recebíamos as solicitações dos clientes e buscávamos resolver cada ticket sem olhar nosso produto como um todo, mas percebemos que só "correr para apagar o fogo" não estava sendo eficiente para nós e muito menos para nossos usuários", relata Vitor Del Sarte, coordenador de produto na Hiper, empresa da Linx que desenvolve software de gestão e vendas para o micro e pequeno comércio. A necessidade por um olhar global para o processo produtivo funcionou como um pontapé inicial para a mudança de mindset dos desenvolvedores da empresa, pensando no cliente final.

"Precisávamos buscar algo melhor para o nosso usuário, e foi assim que decidimos implantar os valores das metodologias ágeis como Scrum, Lean e Kanban em nossa rotina", afirma Vitor, referindo-se a outros tipos de metodologias ágeis em processos de tecnologia.

Ao fazer com que o cliente perceba um valor maior nas soluções entregues, de forma contínua e ágil, e com um alto nível de qualidade e aderência, a competitividade aflora dentre os empreendedores, que buscam essas metodologias ágeis. E não é diferente na divisão de agricultura da Hexagon, empresa referência no desenvolvimento de soluções digitais para o agronegócio, onde a adoção de DevOps é vista como condição para manter a competitividade. Para Cassiano Faria, desenvolvedor de software da Hexagon, depois que se começa a colher os resultados da cultura de DevOps, não é mais possível pensar em não aplicá-la. "O grande benefício é manter a mesma equipe responsável por todo o ciclo do produto – da especificação à produção -, evitando que problemas sejam descobertos tarde demais. Consequentemente, há redução do tempo de rollout dos projetos e do retrabalho", afirma. "Cada novo problema que surge nas pipelines dos produtos é priorizado, pois nenhum desenvolvedor gosta de executar atividades repetitivas. Tudo nos leva a crer que naturalmente evoluiremos para um cenário não apenas de integração contínua, mas de entrega contínua", finaliza o desenvolvedor.

A integração contínua é um dos elementos fundamentais para transformação DevOps de uma empresa. Na Cheesecake Labs, que desenvolve aplicativos web e mobile, esse é o principal conceito de DevOps utilizado para otimizar os processos. Ele é aplicado para automatizar o desenvolvimento de um app, melhorando a pipeline de entrega da solução, análises estáticas/qualidades de código, testes etc.

"Essas práticas são muito positivas, porque diminuem a barreira de enviar atualizações para os ambientes de produção e homologação. Dessa forma, temos feedbacks contínuos e, caso aconteça algum erro, eles são muito menores e fáceis de corrigir", pontua Bernardo Smaniotto, COO da Cheesecake Labs.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.