Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Braço tecnológico do HC cria núcleo de inteligência artificial para controle da...

Braço tecnológico do HC cria núcleo de inteligência artificial para controle da Covid-19

0
Publicidade

A inteligência artificial tem sido uma aliada importante na luta para o combate ao novo coronavírus. Nesta semana, o InovaHc, instituto dedicado à inovação do Hospital das Clínicas, lança a plataforma radvid19.hc.fm.usp.br que funcionará como central de banco de imagens de raios-x e tomografia computadorizada de pacientes suspeitos e confirmados com a covid-19. O sistema será utilizado para empresas e startups desenvolverem e testarem tecnologias baseadas em inteligência artificial

A plataforma RadVid19 é uma ação dos radiologistas brasileiros apoiados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) para coletar os exames de imagem e disponibilizá-los em nuvem para aplicação do algoritmo — cuja finalidade é auxiliar o radiologista neste diagnóstico e garantir a assistência rápida e avançada para os casos da COVID-19 por meio de ferramenta de colaboração clínica centrada no paciente, em que os médicos podem acessar e trocar informações sobre imagens e relatórios de qualquer parte do país

Para o presidente do InovaHC e presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia e da Comissão de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Giovanni Cerri, o objetivo é “desenvolver soluções eficazes e de rápida implementação para controle do novo coronavírus. A colaboração para a criação de um banco de dados robusto e a abertura de um espaço para testar as inovações vai nos permitir desenvolver ação rápidas para reduzir significativamente a taxa de crescimento do número de casos”.

Cerri conta que o projeto coloca o Brasil num estágio de maturidade em termos de uso de IA na área da saúde. “Estamos contribuindo com a formação de competências locais e com o desenvolvimento de startups brasileiras. De forma rápida, conseguimos um resultado que vai ser muito eficiente no tratamento dessa pandemia no Brasil e no mundo”.

stão à frente da iniciativa o InovaHC e o Instituto de Radiologia (InRad), ambos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Colégio Brasileiro de Radiologia, Amazon Web Services, GE Healthcare – Divisão de Enterprise Digital Solutions (EDS), Petrobras, Huaweii, Todos pela Saúde – Itaú, Deloitte, Hospital Sírio-Libanês, Grupo Fleury, Americas Serviços Médicos, Hospital do Coração (HCor), Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Saúde.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile