Em hackathon, Microsoft estimula a criação de tecnologias acessíveis

0

A Microsoft Brasil acaba de definir o vencedor do 1º Hackaton de Acessibilidade e Inclusão realizado entre seus colaboradores. A competição propôs o desafio de encontrar soluções de acessibilidade para a Câmara dos Deputados e contou com a participação de Adriana Jannuzzi, coordenadora do Programa de Acessibilidade no órgão, na comissão julgadora. O projeto Call for Help ficou em primeiro lugar com o desenvolvimento de uma aplicação para smartphones que ajuda pessoas com deficiência visual a encontrarem voluntários que possam guiá-los.

Organizado pelo pilar de diversidade e inclusão da Microsoft, o hackathon teve como objetivo desenvolver soluções tecnológicas como aplicativos web/mobile e fomentar o empreendedorismo inovador entre os participantes.

Call for help

A equipe vencedora, formada pelos colaboradores Beatriz Matsui, Caio Melo, José Otávio Quaglio e Nei Lopez, decidiu criar uma solução para o desafio de localização das pessoas cegas ou com baixa visão que visitam a Câmara dos Deputados paulista. Chamada de Call for Help, a solução é um aplicativo cuja proposta é ser utilizado em dispositivos Android ou iOS, enviando um pedido de ajuda aos funcionários voluntários da Câmara, previamente cadastrados no aplicativo, para que possam ir ao encontro da pessoa e guiá-la dentro do local. A ideia é conectar essas pessoas e contribuir para tornar o ambiente mais inclusivo. 

As reuniões das equipes, a apresentação dos projetos, a avaliação da banca julgadora e o anúncio do vencedor ocorreram à distância, pelo Microsoft Teams. "A Microsoft já considera recursos de acessibilidade em todos os produtos e serviços, graças à adoção do Design Inclusivo. Queremos estimular que um número cada vez maior de ferramentas seja criado com o uso da nossa tecnologia para empoderar ainda mais as pessoas com deficiência. Foi com esse propósito que decidimos criar esse desafio.

O projeto "Call for Help" foi o que mais atendeu aos critérios que estávamos buscando e o mais bem avaliado na mesa do júri virtual, composto por especialistas de produtos, por engenheiros do Microsoft Teams e pela Adriana Januzzi, representando a Câmara dos Deputados", afirma Gabriela Magalhães, Gerente de Produto e Líder do Pilar de Acessibilidade na Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.