Publicidade
Início Segurança Cases Google removeu mais de 700 mil apps por violação de políticas da...

Google removeu mais de 700 mil apps por violação de políticas da Google Play em 2020

0
Foto: Shutterstock
Publicidade

Oferecer uma experiência confiável e segura para bilhões de usuários e milhões de desenvolvedores Android sempre foi uma das principais prioridades da Google Play. Em 2020, o Google apresentou novas políticas e melhorou ainda mais os sistemas avançados na otimização de processos, com o objetivo de proteger usuários, dar suporte a bons desenvolvedores e reforçar proteções contra aplicativos e desenvolvedores mal-intencionados.

A Google Play Protect escaneou mais de 100 bilhões de aplicativos em busca de malwares, para aumentar a segurança das pessoas que frequentam a loja on-line em busca de ferramentas úteis e confiáveis para diversas finalidades, seja sobre informações a respeito da vacina de COVID-19 ou novas formas de entretenimento, delivery, comunicação e mais.

O Google adotou uma série de políticas e novas formas de suporte a desenvolvedores com o objetivo de aprimorar a qualidade das informações disponíveis na plataforma e reduzir o risco de prejudicar usuários com informações equivocadas ou enganosas.

  • Políticas sobre COVID-19: Para garantir a segurança das pessoas e a integridade e privacidade das informações, a empresa apresentou orientações específicas para aplicativos relativos à COVID-19 . Essas políticas exigem que aplicativos relacionados a usos sensíveis, como apps com informações sobre testes, devem ser desenvolvidos por órgãos oficiais do governo ou por organizações do setor de saúde e devem atender aos mais altos padrões de privacidade sobre dados de usuários.
  • Políticas sobre notícias: Com o objetivo de assegurar a transparência sobre a publicação de notícias, foram adotadas exigências mínimas que devem ser cumpridas pelos aplicativos para que sejam classificados na categoria “Notícias” do Google Play. São regras que ajudam a promover maior transparência e responsabilidade entre os desenvolvedores ao fornecer informações relevantes sobre o app aos usuários.
  • Apoio a eleições: Também foram formadas equipes e processos na Google Play dedicados a eleições. O objetivo é oferecer apoio adicional e facilitar a adaptação a um cenário em constante mudança. Isso inclui mais apoio a órgãos do governo, pessoas treinadas especialmente para avaliar os aplicativos e um grupo de segurança para enfrentar situações de ameaça e abuso ao sistema eleitoral.

Investigação

O trabalho para identificar e mitigar aplicativos e desenvolvedores mal-intencionados também evoluiu para combater novos comportamentos prejudiciais e formas de abuso. A capacidade de detecção dos modelos de aprendizado de máquina e os processos aprimorados de avaliação de aplicativos resultaram na identificação de mais de 962 mil apps que descumpriam as regras.

Graças a esse trabalho, esses aplicativos nem chegaram a ser publicados no Google Play. Ao todo, 119 mil contas de desenvolvedores mal-intencionados ou que praticam spam foram excluídas, e mais de 709 mil aplicativos foram retirados por violarem as políticas da plataforma.

No ano passado, a empresa reduziu ainda mais o acesso de desenvolvedores a permissões sensíveis. Em fevereiro, houve o anúncio de uma nova política de localização em segundo plano para garantir que os aplicativos que solicitam essa permissão precisem justificar melhor o uso dos dados para fornecer um benefício claro ao usuário.

Como resultado da nova política, os desenvolvedores agora precisam demonstrar esse benefício e informar os usuários sobre ele de forma objetiva. Caso contrário, os apps podem ser removidos da Google Play. A norma começou a valer para aplicativos que não atendem às novas diretrizes e uma atualização sobre o uso dessa permissão será divulgada no Blog do Google, em breve.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile