Publicidade
Início ESG HP anuncia metas climáticas ambiciosas

HP anuncia metas climáticas ambiciosas

0
Publicidade

A HP Inc anuncia nesta quinta-feira, 22, em antecipação ao Dia da Terra, algumas das metas sustentáveis mais agressivas e abrangentes da indústria tecnológica. Os compromissos reforçam os avanços que a companhia tem feito para promover uma economia totalmente regenerativa e com zero líquido de emissões de carbono, reduzir sua pegada ambiental como um todo e fortalecer seu negócio para o longo prazo, a fim de criar o portfólio mais sustentável de produtos e soluções do mercado.

“Combater a crise ambiental é um desafio sem precedentes, que demanda ações nos setores privado e público. Todos nós temos responsabilidade compartilhada na proteção do nosso planeta, e criar um impacto sustentável nas comunidades que atendemos deve ser uma prioridade de todas as empresas”, afirma Enrique Lores, presidente e CEO da HP Inc. “Na HP, estamos unidos em torno de nossa ambição de nos tornarmos a companhia de tecnologia mais sustentável e justa do mundo. Essas novas metas refletem nossos esforços contínuos rumo ao zero líquido de emissões de carbono – não só em nossas próprias operações, mas em nossa cadeia de suprimentos inteira. Não só é a coisa certa a fazer, como também é um motor cada vez mais importante de inovação e crescimento que vai fortalecer nosso negócio por muito tempo no futuro”, completa Lores.

Pela transformação do negócio

As medidas que a HP planeja, inclusive as metas anunciadas nesta quinta-feira, 22, estão entre as ações climáticas mais abrangentes no setor de tecnologia, indo além das metas estabelecidas no Acordo de Paris e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A fim de atingir essas metas, a HP está focada em acelerar cinco ações estratégicas que visam a dissociar o crescimento das emissões de carbono e do consumo de recursos, impulsionar a inovação e transformar modelos de design e negócios:

Impressão e computação como serviço: Renovação de suprimentos de impressão, soluções circulares de hardware

Materiais sustentáveis: Opções cujo design tem materiais renováveis e reciclados

Descarbonização da cadeia de suprimentos: Estímulo à redução de carbono, ao uso de energia renovável, a design e materiais que considerem o carbono e ao transporte marítimo no lugar do aéreo; adoção de combustíveis alternativos e veículos elétricos para fretes de produtos.

Eficiência energética: Design de tecnologias de produto já existentes e novas que tenham eficiência energética.

Investimentos florestais: Tratar da questão da celulose usada em impressão e embalagem, investindo em restauração e proteção florestal, e uso contínuo de materiais certificados ou reciclados.

Emissões de carbono e circularidade

Para alcançar essas metas, a HP terá neutralidade de carbono e lixo zero em suas operações até 2025, bem como reduzirá as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) de Escopos 1, 2 e 3 em 50% em termos absolutos no período de 2019 a 2030[5]. 

Além disso, a HP assume o compromisso de que, no ano, 75% do conteúdo (em peso) total de embalagens e produtos seja composto por materiais reciclados e renováveis e por produtos e peças reutilizados até 2030. Essas ações ajudarão a criar as condições para que a HP atinja zero líquido de emissões em toda a sua cadeia de suprimentos até 2040. Em linha com as ambições de circularidade da HP, as instalações administradas pela HP Operations serão lixo zero até 2025. O suporte ao cliente da HP também será neutro em carbono, tanto nas operações da HP como nas dos parceiros, até 2030.

A HP vai buscar implementar e acelerar uma série de medidas, que incluirão promover uma economia circular com o uso de mais materiais sustentáveis, tais como plásticos e metais reciclados, e investir em restauração e proteção florestal[6]. Desde 1991, a HP evitou que mais de 875 milhões de cartuchos HP, 114 milhões de cabides e 4,69 bilhões de garrafas plásticas pós-consumo sejam destinados a aterros sanitários – fazendo a reutilização desses materiais para fabricar novos produtos HP. Após lançar os PCs mais sustentáveis do mundo, a HP continua inovando em seu portfólio completo de produtos e trabalhando com parceiros-chave para a circularidade. A HP é membro do NextWave Plastics, colaborando com vários setores para criar a primeira rede global de cadeias de suprimento de plástico oceânico, e parceira de organizações como a Ellen MacArthur Foundation for the Circular Economy 100 e a ferramenta de mensuração Circulytics.

A HP foi a primeira companhia global de TI a divulgar sua pegada de carbono total e a estabelecer metas de redução de emissões para suas operações, sua cadeia de suprimentos e seus produtos e soluções. A HP estava nos primeiros 10% das companhias que estabeleceram metas de redução de emissões GEEs aprovadas pela Science Based Targets Initiative, inclusive visando a uma meta alinhada em 1,5ºC para reduzir em 60% suas emissões de Escopos 1 e 2 até 2025 em relação a 2015; agora, a HP pretende tornar suas operações globais neutras em carbono nesse mesmo prazo. Por dois anos seguidos, a HP foi a única companhia de tecnologia a integrar as listas do CDP com classificação A para clima, florestas e água, bem como o conselho de fornecedores líderes do CDP. A HP é membro da RE 100 desde 2016 e da EV 100 desde 2017.

Redução de carbono nos suprimentos HP

A HP vai transformar seu negócio de impressão, substituindo o modelo transacional por um modelo de serviços, ao mesmo tempo em que reduz a pegada de carbono da companhia e de seus produtos. A fim de acelerar a transição para uma cadeia de valor que tenha zero líquido de emissões, a HP compromete-se com a neutralidade de carbono de seus negócios estratégicos de suprimentos até 2030.

A HP começará a transição dos suprimentos para a neutralidade de carbono com o lançamento do piloto HP Instant Ink with Planet Partners, permitindo múltiplos ciclos de vida para os suprimentos originais HP. Esse piloto vai ajudar os clientes a reduzir o plástico virgem utilizado e a diminuir o descarte de lixo, inclusive de plástico que seria destinado aos oceanos, seguindo rumo à circularidade. Com lançamento programado para maio de 2021 na Alemanha, o HP Instant Ink with Planet Partners vai permitir que assinantes da HP Instant Ink optem por receber cartuchos recondicionados e recarregados. A confiabilidade consistente e a qualidade excepcional de impressão dos toners originais HP significam menos reimpressões e menos desperdício.

Proteção & restauração florestal

A HP também está focada em soluções baseadas na natureza, com parceiros globais que incluem a World Wildlife Fund (WWF), a Arbor Day Foundation e por meio de sua própria iniciativa, a Sustainable Forests Collaborative. Em 2020, a HP atingiu desmatamento zero em relação a 99% dos papéis da marca HP e das embalagens à base de papel de seus produtos, com o 1% restante avaliado para garantir que o uso de celulose reportado atenda à Política de Papel e Madeira Sustentável da HP (Sustainable Paper and Wood Policy)[7].  Os papéis da marca HP atingem sua meta desde 2016, sendo completamente derivados de fontes certificadas ou recicladas. Para as embalagens à base de papel dos produtos, trata-se do resultado de um trabalho de cinco anos para aperfeiçoar os processos de aquisição da HP e colaborar com mais de 100 fornecedores a fim de promover esse avanço. A HP implementou um programa de garantia de conformidade para gerenciar quaisquer ações corretivas e manter esse desempenho no futuro.

Agora expandindo para além do aprovisionamento da própria companhia e abranger o uso de outros papéis em produtos e serviços de impressão, a HP vai eliminar o desmatamento [8] de todos os recursos de papel usado em produtos, serviços de impressão e embalagens HP[9] até 2030, por meio do enquadramento florestal positivo da HP (Forest Positive Framework)[10].

A HP é a única companhia de tecnologia a estabelecer a meta de eliminar o desmatamento em todos os seus negócios e uma das poucas empresas do mundo a alcançar uma meta de desmatamento zero relativo aos suprimentos de papéis e embalagens [11].

Para garantir a visão de que cada página impressa com a HP seja de fonte responsável e contribua para a restauração e a proteção de florestas, a HP associa-se às principais ONGs e organizações de forma a tomar medidas que extrapolem a restauração e proteção, e incluir metas baseadas na ciência para o desenvolvimento das florestas, colaborando com o mercado e inovando em tecnologias de impressão mais eficientes.

Compromisso contínuo com o Impacto Sustentável e a colaboração pelo clima

Os esforços para ter um impacto sustentável nas pessoas, no planeta e nas comunidades estão integrados à estratégia e operações comerciais da HP, o que tem se tornado um fator cada vez mais importante nas decisões de compra dos clientes. Os esforços de Impacto Sustentável da HP ajudaram a proporcionar um acréscimo de mais de um bilhão nas vendas em 2020, elevação registrada pelo segundo ano consecutivo.

Para aumentar seu compromisso com a restauração e a proteção dos oceanos e florestas do planeta, a HP também anunciou uma série de atualizações em suas parcerias com ONGs.

A companhia entrou na Trash Free Seas Alliance, da Ocean Conservancy, tornando-se membro do Comitê Diretor para a mais nova iniciativa que é o carro-chefe da organização: a ASPPIRe (Advancing Solutions to Plastic Pollution through Inclusive Recycling – promovendo soluções para a poluição plástica por meio da reciclagem inclusiva). A ASPPIRe visa a reduzir a poluição por plásticos nos oceanos mundiais, criar um mercado estável para plásticos de baixo valor em locais selecionados e aumentar a disponibilidade de conteúdo reciclado. A HP é a única companhia de tecnologia no comitê e está trabalhando junto de algumas das maiores marcas do mundo, como Pepsico, Starbucks Coffee Company, Dow e Kimberly-Clark.

A HP também anunciou que é a patrocinadora fundadora do marketplace digital “One Simple Action” (https://onesimpleaction.org/), do Forest Stewardship Council (FSC), que ajuda os consumidores a entender por que o FSC é importante e quais produtos podem comprar se quiserem fazer parte da solução para as florestas. A certificação do FSC é a mais rigorosa disponível no mercado, garantindo que ecossistemas florestais críticos – juntamente com a fauna e os trabalhadores que dependem delas ­– sejam protegidas.

 

[1] Em comparação com 2019, incluindo as emissões de GEEs dos Escopos 1, 2 e 3 e não incluindo papel

[2] Operações zero lixo: eliminar a destinação de resíduos não perigosos a aterros sanitários em todas as operações diretas da HP até 2025; inclui todas as plantas próprias e gerenciadas pela HP ao redor do mundo. Lixo zero é determinado pelas certificações UL ou TRUE.

[3] O conteúdo total de produtos e embalagens da HP, por peso, será de materiais, produtos e componentes reciclados, renováveis e/ou reutilizados até 2030.

[4] Eliminar o desmatamento referente a todo papel e toda madeira usados em produtos, serviços de impressão e embalagens HP até 2030.

[5] Exceto papel que não for HP consumido na utilização dos produtos como fonte indireta de emissões, de acordo com o GHG Protocol e fora da cadeia de valor da HP.

[6] Plástico reciclado com base na definição e na metodologia de cálculo da EPEAT.

[7] Em 2020, 99% dos papéis da marca HP e das embalagens à base de papel de produtos HP foram derivados de fontes certificadas ou recicladas. Embalagem é definida como a caixa que vem com o produto e todos os materiais de papel dentro da caixa.

[8] Celulose (por peso) será 1) certificada, 2) reciclada ou 3) caso for usado papel que não seja HP e para o qual não haja certificação definida, compensada por iniciativas de restauração e proteção florestal por meio do Forest Positive Framework da HP.

[9] Papel não inclui substratos à base de fibra para impressoras industriais HP não listadas nos catálogos HP Media Solutions Locator. Embalagem HP é a Caixa que vem com o produto e todos os materiais à base de papel dentro da caixa.

[10] O HP Forest Positive Framework é base estratégica para o cumprimento dos projetos florestais da HP.

[11] A HP atingiu desmatamento zero em 99% dos papéis da marca HP embalagens à base de papel dos produtos HP, com o 1% restante sendo avaliado para garantir o uso reportado de celulose cumpra a Política de Papel e Madeira Sustentáveis da HP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile