Matera e BPP fecham parceria para trazer mudanças ao mercado de meios de pagamentos

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A transformação digital vem revolucionando os segmentos e trazendo inovações para toda a população, e com o mercado financeiro não é diferente. A chegada do Pix, a rede de pagamentos instantâneos do Banco Central, acelerou ainda mais esse processo dentro do mercado financeiro. Uma prova dessa transformação é a BPP, uma empresa especializada em meios de pagamentos e uma das líderes mundiais em emissão de cartões pré-pago VISA.

Um dos ramos de atuação da BPP está voltado para soluções corporativas na área de meios de pagamentos e gestão para empresas de diversos segmentos e tamanhos. O objetivo é ajudar as empresas por meio dos produtos/serviços desenvolvidos para o mercado corporativo, contribuindo para um melhor controle financeiro. "Em 2018 fomos aprovados pelo BC como Instituição de Pagamento, a partir daí criamos novas soluções utilizando contas digitais. Hoje temos a mesma lógica de produtos, mas com mais funcionalidades e crescemos 100% ao ano", afirma José de Carvalho Junior, Head de Produtos e Inovação da BPP. A empresa também oferece seus serviços para os chamados participantes indiretos do Pix, aqueles que não são titulares de Conta PI no BC, mas que através da BPP podem aderir ao Pix através de uma solução Bank as a Service.

Essa mudança exigiu um novo passo, mais estratégico e com foco em gerar resultados expressivos. Foi quando, em 2019, iniciou a sua parceria com a Matera, empresa de desenvolvimento de tecnologia para o mercado financeiro, fintechs e gestão de risco. "A BPP precisava de novos serviços e ampliação de portfólio, e após estudarmos e analisarmos os objetivos a serem alcançados, oferecemos o nosso core banking, incluindo soluções de conta corrente, cobrança, liquidação financeira, Pix e convênios, preparando a BPP para estar apta aos novos desafios. Ainda como fruto dessa parceria, a BPP foi a primeira IP (Instituição de Pagamento) a concluir os testes de conectividade para o Pix e a fazer com sucesso os testes de liquidação junto ao Banco Central", conta Bruno Samora, Gerente da B.U. de Retail da Matera.

Dentre os projetos desenvolvidos para o case se destacam os de Liquidação Financeira e Conta Corrente, para participação no Sistema de Pagamentos Brasileiro diferenciando a BPP das demais Instituições de Pagamento não autorizadas; sistemas regulatórios para estarem sempre em conformidade com o BC; convênios, compensação e cobrança para prestação de serviços de emissão de boletos para empresas, o que trouxe uma nova possibilidade de receita.

Além disso, a BPP passou a utilizar mais módulos da Matera, como o sistema de liquidação de cartões de adquirente e subadquirente; migração do ambiente de on-premises para cloud e o Stand In, para alta disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, para melhoria de performance e soluções para Pix. Tudo isso já vinha sendo desenvolvido desde 2018, preparando a empresa para ser um dos grandes destaques no mercado.

"Com a Matera no core banking, a BPP manteve o foco na criação de produtos financeiros que são ofertados como 'Bank as a Service' (BaaS) que conta com Ted, Pix, Boleto, DDA, Pix para Participantes Indiretos, entre outros serviços", finaliza José de Carvalho Junior, Head de Produtos e Inovação da BPP.

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