Transformação digital em serviços financeiros: o caminho para bancos, seguros e gestão de patrimônio

0

As fintechs e big techs tiveram um impacto profundo no setor de serviços financeiros, e a disrupção trazida por elas não mostra sinais de desaceleração. Os clientes esperam que suas experiências bancárias, de gestão de patrimônio e de seguros sejam tão intuitivas e perfeitas quanto seus aplicativos favoritos e experiências de compras online. Esse novo padrão requer tecnologia sem costura, sem atrito e praticamente invisível. 

Em uma pesquisa da Twilio com 2.500 tomadores de decisão corporativos, descobrimos que 95% dos entrevistados de serviços financeiros concordam que o coronavírus acelerou o esforço da transformação da comunicação digital de sua organização – e em uma média de quase seis anos. As organizações que sobreviverem e prosperarem, usarão este momento para repensar seu modelo de negócios, produtos e ofertas de serviços. O sucesso futuro dependerá de como eles se envolvem com seus clientes. 

Bancos como uma experiência omnicanal 

Entre dezembro de 2019 e abril de 2020, o fechamento de agências levou a picos de volume de chamadas e grandes tempos de espera. Recursos digitais atrasados, bem como recursos digitais mal projetados ou ausentes, forçaram mais clientes a ligarem para seus bancos. A pesquisa da Finalta pré-Covid-19 indica uma taxa global quatro vezes maior de chamadas recebidas por clientes ativos (1,6 vs. 6,4) para bancos com jornadas digitais subdesenvolvidas. 

Antes da Covid-19, os clientes já estavam recorrendo aos canais digitais com maior frequência; a pandemia colocou uma demanda sem precedentes sobre esses bancos. O desafio vem sendo não apenas melhorar as jornadas de serviço digital, mas também minimizar o tempo do agente gasto em atividades de baixo valor. 

Dada a falta de acesso individual e o fato de muitos funcionários do banco ainda trabalharem em casa, os bancos estão repensando a forma como se comunicam com seus funcionários e clientes. Nesta evolução, os canais de comunicação em tempo real, como SMS/texto, bem como alertas e notificações, desempenham um papel ainda mais crítico na manutenção do relacionamento com os clientes. 

Os bancos também podem integrar interfaces de programação de aplicativos (APIs) em seus portais e aplicativos móveis para capacitar seus funcionários a interagir com seus clientes em seus canais preferidos.  À medida que os bancos mais "tradicionais" desenvolvem suas estratégias e soluções de engajamento digital, o setor bancário continuará sua mudança em direção a uma verdadeira experiência omnicanal, onde os clientes são atendidos pelos canais de sua escolha, do front-end ao back-end, incluindo contact centers. 

Seguro sem dor de cabeça 

As fintechs ou insurtechs estão encontrando maneiras de reverter o ecossistema das empresas de seguros e fornecer uma oferta mais flexível, transparente e direta ao cliente. As seguradoras tradicionais estão repensando o envolvimento e os processos do cliente. Em vez de apenas interagir com os clientes quando há uma renovação anual ou um sinistro, as seguradoras procuram cada vez mais criar conversas e aprender com os dados que coletam. Isso requer comunicação digital. 

Gerenciamento de patrimônio online seguro 

Mais da metade (53%) das empresas de gestão de patrimônio relatam que os clientes estão exigindo um aumento no engajamento digital. Os consultores de patrimônio agora precisam funcionar usando o maior número possível de canais digitais – SMS (incluindo OTP), voz e vídeo. O desafio é entregar isso de forma compatível e integrada. Mesmo processos como a integração do cliente estão se movendo para um estado totalmente digitalizado. Felizmente, a tecnologia para isso agora existe e muitas fintechs lideraram a tarefa de oferecer uma experiência digital e móvel completa.  

Construindo o novo normal dos serviços financeiros 

Os serviços financeiros precisam repensar a experiência do cliente, atendendo ao aumento da demanda por serviços e experiências digitais. Desde a integração, engajamento até o serviço, os clientes buscam suporte rápido e acesso instantâneo de seus bancos, consultores de patrimônio e seguradoras. 

No ambiente atual e no futuro próximo, os clientes estão exigindo cada vez mais serviços sem contato que lhes dão poder e controle sem exigir interações pessoais. Novos serviços digitais formarão a espinha dorsal do relacionamento com o cliente, cada vez mais impulsionado por meios de comunicações móveis. Esse novo modelo de engajamento é uma oportunidade de transformar interações pontuais em conversas significativas e relacionamentos duradouros.  

Bijon Mehta, especialista em serviços financeiros na Twilio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.