O Brasil respondeu por mais da metade das compras pela internet realizadas na América Latina em 2011, conforme estudo feito entre 2010 e 2011 pela AméricaEconomia Intelligence, sob encomenda para a Visa.
Segundo o estudo, em 2011 os brasileiros gastaram mais de US$ 25 bilhões em lojas virtuais. Esse valor, 43% acima do obtido em 2010, dá ao Brasil o título de primeiro país latino-americano a registrar vendas online equivalentes a 1% do seu PIB, como apontam os pesquisadores.
Os países da América Latina e do Caribe que apresentaram maior participação, no total das compras de e-commerce são: Brasil (59,1%), México (14,2%), Caribe (6,4%), Argentina (6,2%), Chile (3,5%), Venezuela (3,3%), América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%).
Entre os fatores que impulsionaram o e-commerce na região, destacam-se maior segurança e confiança do consumidor, social commerce, fenômeno dos cupons, aumento do nível de bancarização e maior uso de cartões de crédito, entre outros.
A expectativa dos pesquisadores é que a região experimente crescimento de 26% no comércio eletrônico em 2012, e de 28,5%, em 2013. Eles também esperam que, até 2015, a internet móvel gere mais compras, uma vez que a penetração de smartphones deva chegar a 50%.