Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Para Huawei, polêmica com governo dos EUA sobre espionagem já é ‘página...

Para Huawei, polêmica com governo dos EUA sobre espionagem já é ‘página virada’

0
Publicidade

A Huawei não toca espontaneamente no assunto, mas continua garantindo que toda a polêmica com as críticas do governo norte-americano a respeito de um suposto envolvimento do governo chinês, que usaria backdoors em equipamentos para espionagem, já é página virada. Backdoors (ou portas dos fundos, em tradução livre) são dispositivos que executam comandos não autorizados em servidores.

A fornecedora não apenas nega veementemente, como também afirma que tem visto “oportunidades” como consequência do episódio de vazamento de informações por parte do ex-colaborador da agência de segurança norte-americana (NSA), Edward Snowden.

“Trouxe muitas oportunidades. A gente respondeu muitos questionamentos, desenvolvendo ações na Europa para mostrar que não havia fundamento, então criamos laboratórios para mostrar isso”, declara uma fonte ligada à empresa que não quis se identificar. “Hoje tem mais espaço para a Huawei, e nos Estados Unidos tem devices, enquanto no Canadá há rede de acesso”, diz.

Segundo o presidente da divisão de enterprise da Huawei, Lida Yan, houve aumento de 80% no desempenho da Huawei fora da China, embora não tenha estabelecido com o que comparava e nem o período exato. “Estamos satisfeitos”, respondeu, lacônico, durante coletiva de imprensa. “Temos um cliente que provê serviços de buscas, como o Google, mas mais profissional, e é o que mais cresce na Europa”, complementou depois, referindo-se ao gigante chinês da internet, o Baidu.

Na época das críticas mais severas, o governo norte-americano chegou a colocar a fornecedora chinesa na lista de empresas com as quais não aconselhava ter como parceiras de negócio nos Estados Unidos. A alegação era justamente de que haveria um backdoor nos equipamentos, o que acabou se provando no contrário: os produtos dos EUA é que possuíam tal porta para realizar o monitoramento em massa, conforme denunciou Snowden. De qualquer forma, a companhia caiu no escrutínio da desconfiança, mas garante já ter dado a volta por cima. O diretor de marketing da Huawei para o Brasil, Rômulo Horta, reitera a posição da companhia. “A Huawei sempre coopera muito (com auditorias e investigações), investimos muito em segurança da informação”, garantiu.

*O jornalista viajou a Pequim a convite da Huawei.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile