Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Manserv prepara sistemas de RH para e-Social

Manserv prepara sistemas de RH para e-Social

0
Publicidade

O eSocial, projeto do Governo Federal para unificar o envio de informações trabalhistas vai impactar a operação de diversas empresas, principalmente as que concentram altos números de funcionários. Mesmo com o adiamento para janeiro do ano que vem, a obrigatoriedade irá mudar a forma de consolidação de dados para a entrega fiscal.

Preparando-se para esta nova fase a MANSERV, maior empresa de terceirização do País, atuante em mais de 400 pontos em todo o Brasil e com cerca de 23 mil colaboradores, adotou o fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS para atender a todas as exigências legais por meio de processos automatizados e muito mais simples.

O principal foco da implantação foi descentralizar a operação da área de Recursos Humanos e melhorar a comunicação interna. O projeto teve início em junho de 2015 com uma verificação completa no ERP para garantir o registro de todas as informações necessárias para compilar a entrega do eSocial. Nessa etapa, novos campos foram adicionados e houve a revisão de todos os cadastros dos colaboradores.

A ideia é que as próprias UTs sejam responsáveis pelos seus e o RH apenas valide via ferramenta. No caso de uma admissão, por exemplo, os documentos são digitalizados e vão automaticamente para uma pasta, com fácil acesso para todos os responsáveis pela área.

Para o controle de horas extras, por exemplo, o sistema permite integração ao ERP e ao sistema de ponto eletrônico chegando a atuar até mesmo em caso de rescisão de contrato quando a própria solução aponta inconsistências de horas. A plataforma também consulta o sistema de saúde utilizado pela MANSERV e indica se o exame demissional foi realizado.

Os benefícios de se ter todo o RH centralizado no fluig permite ainda padronização da descrição de cargos e salários e contratações apenas para posições já existentes, sendo a criação de novos cargos previamente validadas com o RH através de fluxos de aprovações.

Entre as demais atividades do eSocial que serão desempenhadas dentro do fluig destacam-se o cadastro de benefícios, afastamento de pessoas, licença maternidade, folha de pagamento, entre outras.

“Administrar uma empresa com um quadro de funcionários grande era um grande desafio e com a proximidade do eSocial vimos que era necessário adotar uma tecnologia inovadora. Os arquivos serão fechados no fluig e enviados diretamente ao Governo. Os processos ficaram mais rápidos e o RH faz apenas a validação. A implantação da ferramenta está transformando o departamento em uma área mais estratégica”, afirma Emerson Lindert, gerente Tecnologia da Informação da Manserv.

Comunicação mais ágil

A chegada da solução também facilitou a comunicação da MANSERV em outras áreas. Foi criado um portal exclusivo, que concentra comunidades, políticas internas, manuais de processos e ainda a revista MAIS MANSERV. Utilizando a funcionalidade de rede social corporativa, foram criadas comunidades para tirar dúvidas e centralizar informações relevantes eliminando desperdícios com deslocamentos. Já os comunicados internos, que antes eram enviados via e-mail, agora são postados no fluig o que resultou em significativa redução de e-mails.

Com o Messaging, ferramenta de comunicação direta e online do fluig a Companhia eliminou gastos com viagens e contas telefônicas. Atualmente as reuniões são realizadas através da funcionalidade, utilizada até mesmo pelo presidente da companhia para comunicar-se com todos (o executivo simplesmente seleciona a unidade e o nível hierárquico e fala diretamente com o público desejado).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile