Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Adoção de SDN e SD-WAN ganha escala, diz pesquisa

Adoção de SDN e SD-WAN ganha escala, diz pesquisa

0
Publicidade

Pela primeira vez, as preocupações com a nuvem e os data centers definidos por software tornaram-se o foco principal das equipes de rede corporativa, superando a virtualização de servidores, segundo um relatório da EMA (Enterprise Management Associates) baseado em uma pesquisa de 251 Gerentes de redes empresariais norte-americanos e europeus.

Esta é a primeira mudança em suas prioridades por mais de uma década. Desde 2008, a EMA vem pedindo aos gerentes de rede que identifiquem as amplas iniciativas de TI que direcionam suas prioridades. A virtualização de servidores dominou as respostas ano após ano. Arquiteturas de nuvem e data center definido por software (SDDC) sempre foram drivers secundários ou terciários.

Em 2018, a mudança nos drivers também está levando ao foco principal em redes definidas por software (SDN), virtualização de rede e rede de área ampla definida por software (SD-WAN).

Virtualização de servidores e consolidação de cargas de trabalho

Antes do vCloud, OpenStack, Amazon Web Services, Microsoft Azure ou mesmo ESXi, havia simplesmente o VMware ESX. Inicialmente, a tecnologia de virtualização de servidores da VMware permitia que as empresas executassem mais de um aplicativo em um host x86, o que permitia que os operadores de data centers consolidassem as cargas de trabalho em números menores de servidores.

A virtualização permitiu que as empresas removessem hardware, economizassem espaço em rack e aumentassem a eficiência em energia e refrigeração. A virtualização também facilitou a decomposição de aplicativos monolíticos em arquiteturas de aplicativos de várias camadas, nas quais diferentes camadas de um aplicativo poderiam ser executadas em máquinas virtuais separadas.

Essa consolidação de cargas de trabalho e a decomposição de aplicativos que se seguiram tiveram impactos profundos nas redes. A demanda de largura de banda no servidor da camada de acesso foi expandida e a quantidade de tráfego viajando de leste a oeste entre os servidores explodiu. Engenheiros de rede passaram a última década reagindo a isso, construindo redes mais planas e espinhais e substituindo o protocolo spanning tree por esquemas multi-pathing de custo igual.

É por isso que os gerentes de rede disseram à EMA repetidamente desde 2008 que a ampla iniciativa de TI que mais impulsiona a rede é a virtualização de servidores por uma ampla margem.

2018: arquiteturas definidas por software e em nuvem

Embora a virtualização de servidores continue sendo influente na rede em 2018 (35% dos gerentes de rede), ela não é mais o principal driver. Este ano, várias outras iniciativas entraram em um empate virtual com ele, o que indica que as principais empresas estão pedindo que a rede ofereça suporte a tecnologias de próxima geração.

A EMA pediu que os gerentes de rede identificassem todas as iniciativas amplas de TI que estavam conduzindo suas prioridades. O principal driver em 2018 é a arquitetura SDDC (37%). Outras iniciativas líderes são infraestrutura como serviço (35%) e arquitetura de nuvem privada (35%). Observe que todas essas iniciativas recém-influentes são ideias baseadas na virtualização como uma virtualização como uma tecnologia de base.

Esses dados sugerem um ponto de inflexão. Durante anos, empresas de tecnologia ansiosas por vender soluções de última geração afirmaram que esse ponto de inflexão já havia chegado, apesar de evidências limitadas. Finalmente, a EMA vê essa mudança nos números. Os gerentes de rede estão mudando seu foco da otimização de tráfego leste-oeste no data center para tecnologias programáveis ??definidas por software.

SDN e SD-WAN finalmente terão seu dia

As equipes de rede adotarão naturalmente novas tecnologias para dar suporte a essas iniciativas de próxima geração, e a pesquisa da EMA afirma isso. Em 2014 e 2016, os gerentes de rede nos disseram que a segurança de rede e a otimização de WAN eram as duas iniciativas de rede mais importantes com as quais estavam lidando.

A segurança é sempre uma grande preocupação, já que o cenário de ameaças está sempre evoluindo e desafiando a equipe de segurança. Mas a otimização de WAN não é de forma alguma uma tecnologia do futuro. Sua popularidade sempre sugeriu que as empresas estavam concentradas em extrair mais valor de suas redes MPLS com alto custo e largura de banda.

As equipes de rede encarregadas de oferecer suporte à arquitetura de nuvem e SDDC precisam expandir seu foco tecnológico. A pesquisa Megatrends deste ano encontrou exatamente isso. A segurança de rede (43%) permanece no topo da lista, mas SDN (40%), virtualização de rede (37%) e SD-WAN (36%) estão no topo da lista. Nos anos anteriores, eles eram reflexões posteriores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile