Publicidade
Início Notícias Gestão Gartner ressalta importância da área de marketing no uso de dados

Gartner ressalta importância da área de marketing no uso de dados

0
Publicidade

O Gartner, Inc, alerta que os profissionais de marketing sempre lideraram o crescimento das marcas, concentrando-se no alcance, na relevância e na conscientização do mercado. Porém, que agora as áreas de marketing começarão a ficarem encarregadas de impulsionar o crescimento dos negócios em termos de aquisição, conversão, retenção, fidelidade e geração de valor para os clientes. Seu papel deve expandir para incluir a liderança em áreas como comércio digital, experiência do cliente, vendas e desenvolvimento de negócios. A coleta de dados, a integração e análise das informações serão essenciais para que os profissionais de marketing tenham êxito em suas principais atividades e cumpram com as demandas dessas novas áreas de responsabilidade.

Os profissionais  das áreas de marketing e negócios ou CDOs – Chief Data Officers serão os responsáveis por impulsionar o mercado de data management e analytics,  sem a decisão dos CIOs em relação a escolha dessas tecnologias, explica Donald Feiberg, VP e analista emérito do Gartner, durante a coletiva de imprensa do evento Data & Analytics Summit 2018, que começou nesta terça-feira, 22, em São Paulo. O mercado global de Analytics em 2018 deve representar cerca de US$ 800 milhões e de Data Management US$1,7 bilhão.

Pesquisas do Gartner indicam que Data & Analytics evoluíram e deixaram de ser apenas parte de um silo dentro das empresas para apoiar todos os aspectos das empresas, inclusive o planejamento de marketing. “Os dados permitem que os líderes de marketing avaliem e otimizem seus programas em tempo real, além de projetarem e melhorarem a experiência dos clientes”, afirma Jennifer Polk, diretora de Pesquisas do Gartner. Segundo a analista, os profissionais de marketing já tinham acessos a alguns dados, mas agora estão diante do desafio de transformar essas informações em insights significativos para o crescimento das empresas, assim como implementar novas ações estratégicas.

Os profissionais de marketing não precisam ser cientistas de dados, diz o Gartner. No entanto, eles devem saber como extrair e usar as informações para planejar, executar e medir esforços de marketing, além de construir uma equipe de Analytics e promover uma cultura baseada em dados. “Líderes de marketing bem-sucedidos democratizam o acesso às informações e aprimoram Analytics, expandindo a atuação de um departamento para toda a empresa”, diz a analista. Segundo ela, “eles também devem reconhecer a necessidade de selecionar e usar tecnologia de Data & Analytics de Plataformas de Gerenciamento de Gados (DMPs) e ferramentas avançadas de Analytics, mesmo se estiverem construindo, de forma independente, o martech stack ou contratar um tecnólogo chefe de marketing para liderar esses esforços”.

A demanda por foco no cliente não é nova, mas está em primeiro plano já que os profissionais de marketing enfrentam disruptores digitais. Essa ameaça competitiva está enraizada em algo ainda mais poderoso do que a tecnologia digital – insights de clientes orientados por dados que fornecem uma melhor compreensão do público-alvo, segmentos-chave e personas.

“Os profissionais de marketing que adotam o modelo de foco no cliente têm um diferencial competitivo. Eles estão colhendo e aproveitando o poder de Data & Analytics. Eles agregam dados ao conectar interações dos clientes entre canais e pontos de contato para descobrir e mapear a jornada deles. Eles analisam os dados e, em seguida, projetam, orquestram e fornecem experiências personalizadas aos clientes ao longo da jornada de compra”, explica Jennifer.

O Gartner destaca que muitos profissionais de marketing já começaram a repensar suas estruturas organizacionais e a contratar talentos internos e externos. “Observamos os líderes de marketing se reestruturando para colaboração interfuncional e para impulsionar eficiências organizacionais. Isso une indivíduos que podem estar alinhados às unidades de negócios ou marcas específicas, mas que devem trabalhar juntos para aproveitar as sinergias, coordenar esforços e compartilhar ativos”.

Os líderes de marketing estão recrutando e retendo talentos difíceis de encontrar em áreas como Analytics e comércio digital. Eles estão pensando estrategicamente sobre talento, com o objetivo de preencher lacunas de capacidade em suas equipes. “Os profissionais de marketing estão garantindo que as novas contratações tragam uma combinação de liderança e habilidades técnicas. É por isso que eles não estão apenas pensando em contratações em tempo integral, mas também terceirizando para agências, consultorias, contratantes e comunidades de talentos”, afirma a analista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile