Decreto do Plano Nacional de IoT chega à Casa Civil na próxima semana

0

A minuta do decreto do Plano Nacional de Internet das Coisas está pronta. De acordo com o secretário de política digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, André Gontijo, o texto já passou pela consultoria jurídica da pasta. "O decreto deve ser encaminhado para a Casa Civil até o final do mês", disse ele, após debate no painel de IoT nesta terça, 22, no Painel Telebrasil 2018.

De acordo com o secretário, o entendimento do MCTIC na definição de IoT é que será "um bicho diferente". O que significa que não é exatamente um serviço/SVA – e assim não incidirá ICMS -, apesar de trafegar em cima das redes de telecomunicações. Será uma "infraestrutura global que possibilita a prestação de serviços de valor adicionado pela conexão (física ou virtual) de 'coisas' com 'dispositivos' baseados nas tecnologias da informação e comunicação existentes e nas suas evoluções com interoperabilidade".

A ideia, segundo ele, é a de que o Plano enderece a situação "no mesmo molde" que o Programa Nacional de Banda Larga. "Ele dá o norte e os grupos de trabalho vão endereçar detalhadamente", afirma. Na questão de viabilidade econômica, ele defende que não seja apenas na tributação, mas "em toda a parte de modelos de negócios". A justificativa é que, se fizer regulação ex-ante, não haverá inovação. "Talvez seja interessante não regulamentar nada, deixar acontecer. Quando as coisas começaram a aumentar, aí a gente regulamenta."

Contudo, Gontijo já adiantou um aspecto do Plano Nacional de IoT: não haverá isenção da incidência do Fistel. "Isso não vai estar no decreto, pela atual conjuntura é impossível fazer isso", declara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.