69% das empresas pretendem manter o regime de trabalho 100% presencial em 2025

0

A Pesquisa de Tendências 2025, conduzida pela Catho, plataforma de empregos pioneira no Brasil, apontou que 69% das empresas brasileiras pretendem manter o regime de trabalho 100% presencial neste ano, reforçando um cenário que já é realidade para 73% das organizações atualmente, também segundo o estudo.

Christiana Mello, diretora de Growth B2B Pequenas e Médias Empresas da Catho, diz que essa escolha reflete o valor atribuído à interação presencial como um elemento-chave para promover mais produtividade e impulsionar a colaboração entre equipes, mas que é sentido pelos profissionais após o período de isolamento durante a pandemia que trouxe o trabalho remoto em evidência.

"As empresas reconhecem que o ambiente presencial pode facilitar o alinhamento de objetivos e fomenta a criatividade e a troca de ideias, aspectos fundamentais em mercados competitivos. Depois do boom do home office, provocado pela pandemia de covid-19, o retorno ao trabalho presencial será cada vez mais presente para os brasileiros, e estamos acompanhando essa tendência nos últimos anos. Conforme a nossa pesquisa de 2024, a porcentagem das companhias em modelo presencial era de 61,7% e tivemos um aumento de 7,3% para 2025", complementa Mello.

Além disso, a pesquisa trouxe à tona as áreas que mais deverão se destacar em contratações em 2025, com o segmento de tecnologia (24,4%) sendo mais apontado pelos respondentes. Os setores operacional (20,4%), inteligência artificial (11%) e vendas (10,6%) aparecem logo na sequência, evidenciando um equilíbrio entre o domínio do digital e competências que necessitam do lado humano.

"Embora muitas empresas estejam priorizando o modelo presencial, o trabalho remoto continua sendo uma alternativa altamente vantajosa para determinadas funções e setores, reduzindo custos operacionais e ampliando o acesso a talentos de diferentes regiões. Além disso, oferecer essa opção pode ser um diferencial competitivo na atração e retenção de profissionais qualificados, visto que os profissionais priorizam cada vez mais o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional", evidencia Christiana.

Habilidades comportamentais e técnicas também serão essenciais

Quando se trata das chamadas soft skills, conhecidas como habilidades comportamentais, as empresas estão enfatizando ainda mais a relevância das qualidades interpessoais no ambiente de trabalho. Para os respondentes, as características como trabalho em equipe (54%), proatividade (52%), comunicação assertiva (47%), resolução de problemas (47%) e relacionamento interpessoal (45%) estão entre as mais demandadas.

Foto: Divulgação/Gráfico Catho

 

Já em relação às competências técnicas – hard skills – raciocínio lógico (23%), habilidades em inteligência artificial (18%), domínio do Pacote Office (13%) e conhecimentos avançados em sistemas /TI (13%) são as mais procuradas pelas companhias.

Foto: Divulgação/Gráfico Catho

 

"Ter equipes capazes de trabalhar de forma colaborativa e com habilidades adaptativas para lidar com diferentes cenários e desafios, é o que ditará o progresso das organizações neste ano. Além disso, a necessidade de preparação para um meio corporativo tecnológico vai de encontro com os segmentos mais presentes para contratação, realçando o papel do digital no mercado de trabalho", integra a especialista.

Junto a isso, no modo geral, as práticas que seguirão mais em alta para as empresas ao longo do ano que ajudará no gerenciamento são: segurança e bem-estar do colaborador (52,5%), cultura organizacional (50,9%), programas de avaliação de desempenho (44,4%), formação de líderes (43,5%) e experiência do colaborador (42%).

"O futuro do trabalho não será único para todas as empresas, mas sim adaptável às necessidades de cada setor. Enquanto o modelo presencial fortalece a colaboração em algumas áreas, o home office continua sendo uma pretensão para funções que demandam foco, flexibilidade e acesso a talentos de diversos lugares, por exemplo. As empresas que souberem equilibrar esses formatos estarão mais preparadas para atrair e reter os melhores profissionais em um mercado dinâmico", conclui a diretora da Catho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.