Presente em mais de 25 países e com mais de 350 milhões de identidades protegidas globalmente, a VU anuncia metas ousadas para 2025: crescer 30% em faturamento e ampliar sua atuação junto a novos setores da economia no Brasil, de forma robusta e orgânica. Para impulsionar esse movimento, a companhia nomeou Leandro Roosevelt como novo diretor de Vendas no país.
Com escritórios regionais em países como Argentina, Uruguay, Brasil, Chile, Estados Unidos e Espanha, a VU atua fortemente em mercados da América Latina, Europa e EUA. No Brasil, a empresa está presente desde 2019.
A VU foi fundada em 2008, em Buenos Aires (Argentina), por Sebastian Stranieri, atual CEO, após identificar a dificuldade enfrentada por idosos – como sua avó – de se deslocarem até órgãos do governo argentino para realizar a prova de vida. Diante do problema, um ano depois, ele criou a VU, desenvolvendo uma solução tecnológica que permitia a prova de vida à distância, de forma segura e confiável – adotada pelo governo local sete anos após sua criação.
Hoje, a VU conta com uma carteira de 200 clientes, dos quais 130 são instituições financeiras. No Brasil, destacam-se clientes como Banco Volkswagen, Terminal Portuário do Guarujá e ClearSale. Com uma taxa de retenção superior a 90%, a empresa atende grandes corporações nos setores financeiro, público, de e-commerce, saúde, telecomunicações e tecnologia. Suas plataformas processam mais de 100 milhões de transações seguras por mês e evitam mais de 10 milhões de fraudes.
O portfólio da VU combina inovação, segurança e experiência do usuário. Entre as soluções oferecidas estão tecnologias de autenticação inteligente (como MFA, biometria e autenticação comportamental), gestão de identidade digital (KYC, onboarding digital e eID), proteção contra fraudes (detecção de ameaças, monitoramento da dark web, anti-phishing) e suporte ao compliance com regulamentações como LGPD, PSD2 e GDPR.
Entre as estratégias de Roosevelt estão firmar alianças com novos parceiros, ampliando a capilaridade da VU no Brasil e ofertando suas soluções para segmentos com grande volume de dados de consumidores. Entre os parceiros atuais estão Globalt, In Cloud, Microsoft, iSafer, Logical IT, Allcomnet e TD Sis. A meta é conquistar 10 aliados estratégicos no primeiro ano de sua gestão.
A relevância do Brasil na adoção de soluções de segurança é grande, principalmente no que diz respeito à gestão de identidade digital – vetor inicial de muitos ataques cibernéticos. Segundo o Painel de Incidentes Cibernéticos da Security Leaders, desenvolvido em 2024, mais de 50% dos ataques de hackers com causa conhecida tiveram como ponto de entrada falhas na identidade. Do total de ataques, 58,06% foram direcionados ao setor público e 41,94% a empresas privadas. Nos ataques ao governo, 50% envolveram infraestrutura crítica. Entre as empresas privadas atacadas, seis eram do setor financeiro; cinco da saúde; três do varejo; três de tecnologia; três da indústria; e três da área esportiva.
Segundo um relatório da MarketsandMarkets, o mercado global de gestão de identidade digital deve movimentar mais de US$ 70 bilhões até 2027, impulsionado pela digitalização de serviços, pelo avanço das tecnologias financeiras e pelas exigências regulatórias. Nesse cenário, as soluções da VU se mostram estratégicas para organizações que buscam atender legislações de privacidade e segurança, ao mesmo tempo em que oferecem experiências digitais mais seguras e eficientes.
"Acreditamos que a segurança digital deve ser um habilitador da transformação, e não um obstáculo. Por isso, investimos anualmente entre 20% e 25% do nosso faturamento em pesquisa e inovação, com o objetivo de entregar soluções que tornem a experiência digital segura e fluida. O Brasil é um mercado estratégico para nós, com enorme potencial de crescimento", afirma Sebastian Stranieri, CEO da VU.