Nossa Caixa atualiza sistema de compensação de cheques

0

O Banco Nossa Caixa acaba de atualizar seu sistema de compensação e classificação de cheques. Iniciado em maio deste ano, o projeto de modernização inclui a aquisição de máquinas leitoras de cheques Unisys NDP 1600 (que processa 1.600 cheques por minuto) e a atualização de duas NDP 1150 (que processa 1.150 cheques por minuto).

Entre os benefícios da solução está a assinatura da imagem ? tecnologia exclusiva da Unisys que assina digitalmente a imagem de cada documento na captura e evita qualquer alteração ou tentativa de fraude durante o processo de compensação, garantindo a veracidade das mesmas.

De acordo com o gerente do departamento de produção da Nossa Caixa, Hans Adolfs, com a tecnologia o banco estará pronto para a truncagem ? processo de tráfego e compensação de cheques por imagem que está para ser regulamentado no Brasil. "A truncagem vai gerar um ganho substancial para os bancos, principalmente de custo com transporte e com o aumento da segurança", afirma.

A solução, segundo a Unisys, permite a captura não só da tarja magnética e dos dados pertinentes a cada documento, mas também da imagem dos cheques, com o endosso e a assinatura. Os cheques digitalizados também ficarão disponíveis para verificação nas agências através da intranet do banco, com políticas de restrição de acesso definidas. "Este novo processo gera rapidez no intercâmbio de informações", diz Adolfs.

O executivo diz que a Nossa Caixa começou a investir em equipamentos leitores de cheques em 1989, visando diminuir o manuseio de cheque em papel e conferir agilidade aos processos internos de revisão e correção. "Antes da modernização, o cheque percorria uma longa trajetória para ser validado, além de requerer muitos procedimentos manuais. Hoje, esse caminho pode ser substituído pelo tráfego da imagem, o que reduz o custo e torna a operação muito mais simples", conta Adolfs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.