Brasil precisa investir mais em P&D para avançar em TI, diz ministro

0

O Brasil é atualmente o sétimo maior mercado do mundo em tecnologia da informação e comunicações (TIC) e o oitavo em TI. O setor representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e oferece um imenso potencial para ser explorado pela área pública e, principalmente, pela iniciativa privada. Mas, para que isso aconteça, é preciso investir em inovação para ter um produto de maior valor agregado e mais competitivo.
"Muitos países estão à frente do Brasil em investimento das empresas em pesquisa e desenvolvimento", ressaltou o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, durante abertura da 11ª Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), nesta segunda-feira, 20.
Ele citou os exemplos dos Estados Unidos que investem 2,79% do seu PIB, do Japão, cuja parcela destinada é de 3,44%, e a Alemanha, com 2,82% do PIB direcionado a investimentos em P&D. O Brasil aparece com 1,19% do PIB, atrás da China, que aplica 1,54% das riquezas geradas no setor.
O ministro destacou a importância da inovação para o desenvolvimento econômico do país. Segundo ele, o Brasil tem que aumentar os instrumentos de P&D de forma bastante acelerada. "Onde? No setor privado. Os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil são de dois terços do governo e um terço das empresas. No resto do mundo é o inverso", disse Mercadante, frisando que para isso tem que se que criar a cultura da inovação. Para o ministro, o número de empresas que inovam ainda é muito pequeno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.