Inteligência Artificial avança rápido demais e gera riscos, diz KPMG

0

A pandemia acelerou o ritmo de adoção da Inteligência Artificial (IA), mas executivos afirmam que ela está avançando rápido demais. Além disso, apesar das preocupações com a velocidade de adoção, os líderes de negócios estão confiantes que a IA pode ajudar a enfrentar alguns dos desafios mais difíceis de hoje, incluindo o rastreamento da Covid-19 e as vacinas. Essas são algumas das conclusões da pesquisa "Prosperando em um mundo de IA" (Thriving in an AI World, em inglês), conduzido pela KPMG.

De acordo com o conteúdo, um número elevado de líderes de negócios dos setores a seguir afirmam que a IA é pelo menos moderadamente funcional em suas organizações: produção industrial (93%), serviços financeiros (84%), tecnologia (83%), varejo (81%), ciências da vida (77%), saúde (67%) e governo (61%). Vários setores também registraram aumento significativo em relação ao relatório do ano passado, como é caso de serviços financeiros (37%), varejo (29%) e tecnologia (20%).

"Os líderes de negócios estão observando que a adoção da IA disparou com a pandemia. Contudo, como o avanço está sendo muito rápido, há um debate relevante em andamento sobre questões de ética, governança e regulamentação. Muitos desses líderes não conseguem ter uma visão clara do que suas organizações estão fazendo para controlar e governar a IA e temem que os riscos estejam aumentando", afirma Frank Meylan, sócio-líder de Tecnologia, Transformação Digital e Inovação da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Metade dos líderes de negócios nos setores de produção industrial (55%), varejo e tecnologia (49% em cada) afirmam que a IA está avançando mais rápido do que deveria no seu setor. As preocupações com a velocidade de adoção da IA são particularmente pronunciadas entre pequenas empresas (63%), líderes de negócios com alto conhecimento de IA (51%) e líderes de negócios das Gerações Z e Y (51%).

Ao mesmo tempo, a pesquisa da KPMG também destacou que os líderes de negócios de pequenas (88%) e grandes (80%) empresas afirmam que a tecnologia de IA ajudou sua empresa durante o surto da Covid-19. Executivos de ciências da vida e saúde estão extremamente confiantes na capacidade da AI monitorar a disseminação de casos de Covid-19 (94% e 91%), ajudar no desenvolvimento de vacinas (90% e 94%) e na distribuição (90% e 88%), respectivamente.

"Estamos observando níveis muito elevados de apoio em todos os setores para uma maior regulamentação da IA. Como a tecnologia avança muito rapidamente, um ambiente regulatório mais robusto pode ajudar a facilitar o comércio. Ele também pode ajudar a eliminar barreiras não intencionais, oriundas de outras leis e regulamentos, decorrentes da falta de maturidade das normas legais e técnicas", afirma Ricardo Santana, sócio-líder de Data & Analytics da KPMG no Brasil.

As conclusões da pesquisa "Prosperando em um mundo de IA", da KPMG têm como base o retorno de 950 tomadores de decisão de negócios em tempo integral e/ou tomadores de decisão de Tecnologia da Informação com pelo menos um conhecimento moderado da IA de empresas com receita superior a US$ 1 bilhão em sete setores: tecnologia, serviços financeiros, produção industrial, saúde, ciências da vida, varejo e governo. Os entrevistados de saúde e ciências da vida são de empresas com receita superior a US$ 100 milhões.

O conteúdo está disponível na íntegra neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.