Publicidade
Início Gestão Cloud Operadora de ferrovias Rumo migra operação para a Oracle Cloud

Operadora de ferrovias Rumo migra operação para a Oracle Cloud

1
Publicidade

“Miramos longe para seguir trilhando o nosso movimento”. É com esse pensamento que a Rumo, parte do Grupo Cosan e operadora de ferrovias do Brasil, inova em suas operações para garantir que soluções logísticas sejam entregues da melhor forma. Responsável pelo transporte de 26% do volume de grãos exportados pelo Brasil, a empresa não tinha a gestão total de sua área de tecnologia, sendo um datacenter mantido sob gestão da Rumo e outro pela Cosan.

Com intuito de ter mais independência para gerenciar sua infraestrutura, ter serviços homogêneos e visão dos processos, a companhia decidiu migrar para a nuvem. Foi aí que o primeiro desafio começou: o prazo. Em uma escala de serviço 24h por 7 dias, não há espaços para paradas para eventuais manutenções nas operações da Rumo. Por isso, a migração deveria acontecer de forma rápida.

A solução escolhida foi o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) que, ao longo de três meses, recebeu todas as áreas da Rumo, tais como sistemas administrativos, suprimentos, faturamento e gestão ferroviária. Ao todo, cerca de 400 servidores estiveram nessa migração – o equivalente a 150 terabytes de informações.

De acordo com Yugo Nomura, líder de Tecnologia da Informação da Rumo, a migração para nuvem foi um sucesso. “Anteriormente, tentamos migrar para outras soluções on-premises e não deu certo. Essa foi a primeira vez que conseguimos fazer a migração e rodar todas as operações normalmente em nuvem, sem gerar qualquer indisponibilidade”, conta.

A migração reduziu os custos operacionais da Rumo. E o fato de a versão anterior da infraestrutura ser Oracle ajudou muito na avaliação e migração dos workloads para o OCI. Yugo explica ainda que não teria como fazer uma mudança dessa sem confiar na provedora de nuvem e na parceira de implementação. “A Oracle mergulhou em nossa estrutura para fazer mudança e, por isso, nós escolhemos o OCI”, finaliza.

Com a cloud, Yugo conta que é possível fazer um desenho mais justo e seguro dos sistemas. Entre os pontos positivos, ele destaca: ter mais flexibilidade e facilidade de crescer as operações, além de focar esforços em serviços e estratégia – e não mais analisar possível problemas com on-premises. Já para o cliente final, a disponibilidade de sistemas, implementação de disaster recovery efetivo são os benefícios.

São mais de 80 sites que a empresa adiministra e em alguns desses não tinham comunicação, exceto via satélite. Com o OCI, a performance e a integração melhoraram significativamente principalmente com aqueles que tinham uma comunicação delicada por conta de suas respectivas localidades.

Com essa jornada para cloud concluída, a Rumo planeja seus passos futuros, incluindo a adequação de processos e estrutura física à cloud e novos modelos de licenciamentos para continuar inovando.

Guilherme Godoy, diretor sênior de Oracle Cloud, a migração para a nuvem abre oportunidade para as empresas de diversas áreas. “A cloud traz em si opções de melhorias incontáveis e possibilidades de inovar, podendo escalar e planejar melhor a performance. Com a migração para o OCI a Rumo pode simplificar o dia a dia da sua tecnologia, otimizando sua operação, seus custos e se tornando ágil para as mudanças repentinas do negócio. A migração da Rumo para o OCI é mais um exemplo de sucesso para as empresas de como usar tecnologia a favor do negócio”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile