Publicidade
Início Blogueria Home office precisa de gestão e não de supervisão

Home office precisa de gestão e não de supervisão

0
Publicidade

Os modelos de trabalho mudaram bastante durante a pandemia da Covid-19, tendo empresas mantido o sistema home office, outras implementado o híbrido e algumas que retornaram para o presencial. Independentemente da escolha, acredito que o grande erro de boa parte das organizações seja a falta de uma boa governança. A falha está no líder que quer supervisionar, aquele que faz uma microgestão, centralizando muitas tarefas e não delegando o que, de fato, é necessário. É aquele profissional que quer controlar os horários dos funcionários, se esquecendo do essencial que é fazer uma gestão, seja para quem está dentro ou fora do escritório. 

Neste ano, a Microsoft realizou um estudo sobre as tendências de trabalho e revelou que, no Brasil, 58% dos profissionais estão considerando mudar para o trabalho híbrido ou remoto em 2022. Mas, a mesma pesquisa revela que para 38% dos trabalhadores que aderiram ao sistema híbrido, o maior desafio é saber quando e como comparecer presencialmente ao local da empresa — ou seja, demonstra uma falta de governança que afeta não somente o clima organizacional, mas também os resultados da companhia. 

Se eu tenho uma boa estratégia, se a governança está bem definida, se há critérios, se está claro o que cabe para a rotina da empresa, qualquer modelo funcionará bem e isso é colocar em prática uma boa gestão. Acredito num meio termo de adequações das dinâmicas com a cultura empresarial e na disciplina dos funcionários que precisam entender que, seja onde estiver, terão que entregar o trabalho. Reafirmo: é preciso descobrir o que funciona bem, não em como supervisionar. 

Um líder precisa estabelecer processos, inserir tecnologias e ferramentas que auxiliarão e facilitarão a rotina de trabalho, é necessário ter um modelo estruturado, comunicável e transparente para todos. E diálogo, é preciso muito diálogo. 

Agora, há uma lição de casa para o funcionário também. Ainda de acordo com dados da pesquisa, para 53% dos profissionais, o bem-estar e a saúde se tornaram fatores mais importantes do que o trabalho. No Brasil, a priorização destes dois fatores foi uma das maiores, representando para 71% dos participantes a maior preocupação. Porém, se você está utilizando aquele tempo que gastava com a locomoção até a empresa para trabalhar ainda mais, algo de errado está acontecendo e a priorização pelo bem-estar não está sendo colocada em prática. Isso pode ser resultado da falta de rotina do próprio colaborador ou da falta de gestão. É preciso responsabilidade e disciplina de ambos os lados. 

Para os líderes, meu conselho é: faça uma lista, um checklist de perguntas que precisa responder para organizar o seu modelo de negócio e dar transparência aos colaboradores. Crie uma política clara, faça pesquisa de clima e você passará a fazer a gestão da equipe e não a supervisão. 

Marco Oliveira, especialista em gestão estratégica de negócio com foco em Go-To-Market e sócio-fundador da O4B.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile