Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mapa da Logtechs identifica 210 startups voltadas para o setor de logística...

Mapa da Logtechs identifica 210 startups voltadas para o setor de logística em 65 cidades

0
Truck and airplane with container cargo for logistic import export , concept of smart technology with global logistics partnership and transportation .
Publicidade

A Liga Ventures em parceria com o GPA, um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul, anuncia o lançamento do mapa de logtechs brasileiras. O estudo mapeou mais de 210 startups voltadas para o setor de logística em 65 cidades no país e em 15 categorias, como gestão de entregas (14,49%), que engloba as startups que visam ofertar soluções focadas em auxiliar empresas na integração do processo de venda, armazenagem e entrega de produtos/pedidos, e marketplace de frete (13,55%), voltadas para a cotação de fretes para envio de produtos visando conectar fornecedores e transportadoras ou motoristas autônomos.

Já a categoria Logística last-mile ocupou o terceiro lugar com 11,68% e tem ganhado grande relevância por oferecer como proposta de valor o transporte de encomendas e produtos do centro de distribuição do seu destino. Posteriormente, destaca-se a logística reversa e gestão de frotas, com 10,38% e 9,81%, respectivamente.

“Logística é uma das áreas mais estratégicas e desafiadoras para o varejo, e para o GPA não seria diferente. Em nosso ecossistema já atuamos com logtechs de diversos segmentos ajudando em nossas operações desde o abastecimento de CD´s e lojas, até as entregas diretas aos nossos clientes. Em 2018 adquirimos a startup James, por exemplo, nossa plataforma própria de entrega rápida. Temos trabalhado cada vez mais forte para buscar soluções que atendam as demandas dos nossos clientes, para estarmos onde eles estiverem, entregando a melhor experiência”, explica Thiago Passone, Gerente Geral de Omnicanalidade do GPA.

O mapa Logtechs também analisou o ano de fundação de cada startup e identificou que a partir de 2015 houve um salto no número de startups do setor sendo criadas. Dentre 2015 e 2019, surgiram cerca de 60% das startups mapeadas. Já 14,02% delas foram criadas apenas no ano de 2018. Com relação a localização, o estado de São Paulo possui o maior número de soluções logtechs com 50%, em seguida destaca-se o estado de Santa Catarina (10,75%) e Minas Gerais (10,28%).

“A logística é uma das áreas mais importantes dentro das empresas, principalmente porque ela garante vantagem competitiva e ajuda a melhorar a jornada de consumo, independente do setor que ela se encontra. Por isso, há um mercado tão grande a ser explorado e muitas startups já estão surgindo para oferecer soluções que otimizam estoques e rotas, utilizar inteligência artificial para diminuir os custos de movimentações e fazer gestão de frotas inteligente. Por isso, decidimos desenvolver esse mapa com dados relevantes para ajudar na tomada de decisão dos líderes e gestores das companhias”, ressalta Bruna Silva, Product Manager da Scanner.

O mapa de Logtechs foi desenvolvido pela Startup Scanner, ferramenta de monitoramento e mapeamento de startups da Liga Ventures, que conta com o apoio da PwC Brasil, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo. Vale ressaltar que o mapa é vivo e atualizado constantemente na ferramenta, de forma dinâmica. Além disso, as startups podem se cadastrar e fomentar cada vez mais todo o ecossistema de inovação no país.

Acompanhando essa novidade, a Liga Ventures irá realizar no próximo dia 23 um evento com participação de quatro das logtechs presentes no mapa, sendo elas a Driv.in Smart Deliveries, TMS SaaS criado para atender às necessidades logísticas de empresas com operações de transporte; Optime, ferramenta que realiza a otimização das operações logísticas; Truckpag, empresa de meios de pagamento especializada em gestão de frotas, e WebRota, especializada em soluções de rastreamento, gestão de frota e IoT.

Nomeado de Pitch’n Pizza, o encontro promove a troca entre corporações e startups para a busca de soluções, oportunidades de negócios e desenvolvimento da cultura de inovação. Essa edição, que terá como tema central o setor de logística, ocorrerá de forma online e dará a oportunidade para as startups realizarem pitchs de cinco minutos para importantes agentes do ecossistema.

Além disso, haverá uma banca avaliadora composta por Flávia Marques, Logistic Strategy LATAM na Unilever; Rafael Sanches, Product Manager e Customer Services & Digital Development na Volvo Group, e Thiago Passone, Business Owner no GPA, parceiro da Liga no lançamento do mapa.

Os interessados em acompanhar o Pitch’n Pizza podem se inscrever no evento por meio do link e àqueles que quiserem ter acesso ao Mapa de Logtechs Brasileiras, basta clicar aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile