Nokia atinge 100 Gbps em redes fixas de fibra ópica

0

A Nokia anunciou que seu braço de pesquisa, o Nokia Bell Labs, está apresentando a primeira tecnologia de banda larga de 100 Gbps, no Fiber Connect 2022, Nashville, Tennessee. A Nokia alcançou essa velocidade recorde usando um protótipo de rede com tecnologia PON 100G, que foi apresentado no evento.

Essa velocidade é 100 vezes maior do que a opção mais rápida disponível atualmente em redes fixas residenciais que é de 1 Gbps (equivalente a 1.024 Megabits por segundo e geralmente comercializado como 1000 Megas).

O protótipo de rede oferece velocidades de 100 Gbps em downstream em um único comprimento de onda PON, evitando a necessidade de combinar vários comprimentos de onda com velocidades mais baixas. Os parâmetros do protótipo imitam as condições do mundo real, incluindo distâncias de fibra e divisão de energia.

Embora velocidades de até 25 Gbps sejam possíveis em tecnologias ópticas existentes, velocidades mais altas requerem novas abordagens tecnologicas. No protótipo de rede apresentado no Fiber Connect, o Nokia Bell Labs está usando técnicas avançadas de processamento de sinal digital (DSP) que serão necessárias para todas as tecnologias de rede mairores do 25 Gbps, incluindo 50 Gbps e 100 Gbps. Como parte desse marco histórico, a demostração também apresentou a capacidade de oferecer taxas de dados flexíveis, permitindo um uso mais eficiente da capacidade disponível.

Stefaan Vanhastel, CTO Nokia Fixed Networks, disse: "A fibra é a infraestrutura de banda larga definitiva. Tem capacidade quase ilimitada e requer apenas mudanças nos equipamentos eletrônicos localizados nas extremidades para aumentar a velocidade. Hoje, a fibra já pode entregar velocidades 10 Gbps e 25 Gbps. O 50 Gbps estará disponível na segunda metade desta década. Com essa demonstração de prova de conceito, mostramos que o 100 Gbps já está ao alcance; tudo com a infraestrutura de rede de fibra que está sendo construída hoje."

A Nokia foi a primeira fornecedora de infraestrutura de telecomunicações a habilitar redes PON com velocidades de 25 Gbps, ultilizando o mesmo equipamento OLT (Optical Line Terminal) que está sendo implantado hoje nas extremidades das redes fixas GPON e XGS-PON. Além disso, de acordo com a empresa de análise Dell'Oro, a Nokia foi líder de market share em 2021 para equipamentos XGS-PON. Nos EUA, sete em cada 10 casas que ultilizam fibra óptica são atendidas usando o kit Nokia FTTH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.