Open health depende de sistemas interoperáveis, dizem especialistas

0

Um dos principais desafios enfrentados pelo setor de saúde no Brasil para evoluir em direção a um sistema aberto, o chamado open health, é a integração e interoperabilidade de dados entre os vários agentes que compõem o ecossistema. Com conceito semelhante ao open banking — sistema de compartilhamento de dados financeiros —, o open health, na avaliação de especialistas, vai trazer benefícios aos cidadãos, pacientes, comunidades, gestores, profissionais e às organizações de saúde.

Embora a Estrate?gia de Sau?de Digital para o Brasil 2020-2028 (EDS28), elaborada pelo Ministério da Saúde, preveja que a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) deve promover o trabalho colaborativo e a integração entre todos os setores da saúde, tais como laboratórios, hospitais, serviços de telessaúde, serviços de farmácia e outros, a interoperabilidade, tida como a base para se chegar ao open health, ainda precisa vencer inúmeros obstáculos no Brasil

"Aqui ainda é preciso trabalhar muito a questão de mostrar o valor da infraestrutura e a importância de se compartilhar os dados", observa Lincoln de Assis Moura Jr, PhD, especialista em estratégias de saúde digital. Para o especialista, que participou nesta segunda-feira, 20, do Fórum Saúde Digital, promovido por este site, é preciso que se valorize o espaço de colaboração da EDS28, atraindo atores públicos e privados, bem como que projetos nacionais de impacto em saúde promovam a RNDS como plataforma de plataformas de saúde, além de que se estabeleça uma governança para a ESD e para o espaço de colaboração.

Moura Jr cita, porém, alguns exemplos de práticas que podem constituir bloqueio de informações, tais como aquelas que restringem o acesso autorizado, a troca ou o uso sob a legislação estadual ou federal aplicável de tais informações para tratamento e outras finalidades permitidas por lei, incluindo transações entre tecnologias certificadas de informação em saúde; ou a implementação da TI em saúde de maneira não padronizada, que provavelmente aumenta substancialmente a complexidade de acesso, troca ou utilização dos dados de saúde.

Outros pontos apontados por ele dizem respeito à restrição do acesso, a troca ou o uso dos dados de saúde no que diz respeito à exportação de conjuntos completos de informações ou na continuidade da atenção entre sistemas de saúde; ou fraudes, desperdícios ou abusos, ou impedir inovações e avanços no acesso, troca e uso de informações em saúde, incluindo a prestação de cuidados habilitada pela tecnologia

Na opinião Carlos Pappini, CEO da Conecta Médico, startup de telemedicina, o open health envolve a parte regulatória, que é a questão de organização dos dados e de infraestrutura. "Ou seja, é preciso definir quantas plataformas de interoperabilidade teremos", diz ele, acrescentando que existe uma terceira questão que é a cultura do negócio.

Pappini conta que a Conecta Médico já adota o compartilhamento de dados entre o médico e o provedor de saúde, e também dos pacientes. "Mas em relação a estes últimos, apenas 1% até agora consentiu que seus dados sejam compartilhados", observa.

A questão cultural também é apontada pela presidente da ABCIS e CEO da Dr. TIS, Jihan Zoghbi, como um obstáculo para a evolução do open health. Segundo ela, o próprio conceito de saúde ainda não está bem definido para se falar em open health. "Mas o que dificulta realmente é a falta dos sistemas 'conversarem'", diz ela, enfatizando que para isso é preciso que os sistemas tenham um barramento para integrar os dados.

Jihan cita como exemplo o padrão HL7 para transferência de dados clínicos e administrativos entre sistemas de informação em saúde, tais como em clínicas, consultórios, hospitais e sistemas de saúde pública, entre outros.

Seguindo essa mesma linha, Camila Diniz, clinical advisor & account manager da InterSystems, salienta que para o open health avançar no país os protocolos precisam ser muito bem definidos e os dados de todos os agentes do ecossistema de saúde têm de estar consolidados.

Segundo ela, tecnologicamente, as plataformas precisam garantir que as informações sejam coletadas e entregues em um repositório para acesso do profissional de saúde. "O profissional de saúde de condições de melhores [de fazer um diagnóstico ou uma prescrição] baseado em dados. Ele não ter acesso ao histórico clínico do paciente é muito crítico, daí a importância de se ter isso", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.