Otimizar processos é essencial para transformação digital da saúde

0

 A evolução do processo de Transformação Digital em que toda a parte da indústria veio capitaneando passou por fases com toda uma mecanização das atividades braçais e depois pela automação orientada a processos e mais recentemente com a otimização dos negócios com a melhoria dos serviços prestados.

"Essa é uma visão evolutiva  que visa o uso da informação para potencializar os serviços prestados.  E isso vem ocorrendo também na área de saúde. Essa é uma realidade assim como a indústria 4.0, a revolução com novas tecnologias e novos processos",  diz Max Rabello, especialista em Governança de Dados da MD2, que falou sobre privacidade de dados e práticas para operadoras de saúde, na 13 edição do Fórum Saúde Digital.

Segundo o especialista , a tríade de pessoas, processos e tecnologia, traz muitos benefícios, avanços no sistema produtivo, otimização da execução das tarefas e em muitos casos a redução de custos.

"Mas tornar acessível a digitalização dos dados clínicos  e tornar acessível este volume imenso de informação que apoiam melhores decisões, inclusive em tratamentos médicos, passa também por um melhor relacionamento entre médicos e pacientes", disse. "Vemos neste contexto que até o acesso às próprias informações clínicas podem interferir ou influenciar nas decisões futuras do indivíduo, não é questão da melhor prática médica, mas o tratamento quanto ao tratamento que é dado aos dados pessoais e acesso às informações médicas do paciente. Neste aspecto a LGPD tem tido toda uma finalidade estabelecida por bases legais", lembrou o executivo.

Ele lembra que entre a camada de processos e a camada de dados estão outras informações pertinentes às áreas administrativas ou de colaboradores e que pertencem a empresa. "A formalização de processos permite alcançar vários benefícios como adequação à legislação, melhoria operacional, mas  temos que olhar atentamente para áreas como o RH, segurança da informação e todo o processo de governança de dados que são parte da rotina de trabalho e as empresas  precisam delas para existir", alertou.

"Precisamos nos ater a segurança dos dados pelos padrões internacionais estabelecidos pelas entidades ligadas ao tema e passar a trabalhar orientados a atuar da forma correta, mesmo sem grandes investimentos em tecnologias já que a maioria das empresas no mercado global em qualquer área  atua nestes padrões", reforça  " Isso melhora a eficiência operacional e cria a condição de visualiza-se  enquanto empresa, porém com um foco na questão da qualidade de dados, na prevenção de fraudes, na eliminação de documentos com erros  e  até na forma de organizar os milhares de dados espalhados por vários ecossistemas".

Como apontou Max Rabello, no cerne da discussão está otimização orientada a processos, a formalização e no quanto  isso ajuda a entender as etapas  e o quanto isso ajuda nos fluxos de decisão.

"Neste momento todas as empresas precisam se adequar a regulamentação, o tratamento, a métrica e indicadores de performance das empresas e todos os tipos de dados  diante da governança bem estruturada ajudam no autoconhecimento da companhia e na sua melhoria contínua. As ferramentas podem ajudar nesse desenvolvimento, mas os benefícios são para toda organização", disse.

Raquel Oliveira, especialista em Recursos Humanos e Gestão na Área da Saúde da Rheserva,  observou que  junto com a mudança tecnológica  estão as pessoas diante de tantas transformações.

Como ela argumentou , o processo de transformação só acontece  quando as pessoas são consideradas na equação.  "Não se olha para a evolução comportamental das pessoas e pautas como a diversidade e a diferença geracional e cultural  como elementos da transformação. No cenário da saúde  observo um gap entre o que se quer fazer e o que se tem, porque as pessoas devem ser inseridas de forma prudente dentro do sistema", disse a executiva.

Como exemplificou, para se preencher este gap precisa-se ter um processo bem desenhado, bem desenvolvido e bem instruído que pode ser atingindo gradualmente para que as mudanças sejam perceptíveis e integradas à rotina das organizações como fontes de sucesso.

"A governança dos dados instruídos pelas melhores práticas traz resultados positivos para o negócio. Mas  para além disso, quando se adota uma política de dados, de segurança das informações e a melhoria contínua se torna realidade.", salientou a executiva.

"No campo da saúde o que mais se quer evitar são os eventos adversos que podem ocorrer em função da falta de adequação e qualidade da informação. Sabemos que a gestão do desperdício, um mote importante na área da saúde,  o evento adverso causa danos à imagem e também a sustentabilidade do negócio . Na prática, a falta da integração da informação ou sua correção ao chegar aos gestores pode levar a tomadas de decisão incorretas ou imprecisas.  A tomada de decisão administrativa e  assistencial  depende do dado correto e preciso, a sua aderência à lei, ou qualquer outra interação que os dados possam ter com a empresa e com as pessoas dependem da governança de dados", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.