O Brasil entrou definitivamente na rota das empresas européias, que investem na parceria com empresas brasileiras para oferecer seus produtos e serviços no país.
Para viabilizar essas oportunidades, a Market Access, empresa constituída por consultores de origem portuguesa, abriu um escritório em São Paulo, não só para essa iniciativa, mas também para oferecer o caminho inverso, já que ela conta com escritórios em cerca de 15 países, como a China, Japão, Irã, Coréia do Sul, Estados Unidos, Turquia, entre outros.
No Brasil, três empresas portuguesas já começaram a operar com apoio da Market Access: a Displax, que fabrica displays interativos; a Primavera Business Software Solution, que oferece softwares empresariais; e a Edigma, agência digital que patenteou uma tecnologia multi-toque, e que foi a única empresa portuguesa nomeada como uma das 100 empresas mais inovadoras da Europa, pela revista Red Herring.
De acordo com Afredo Rebelo, da Market Access no Brasil, a Displax fabrica uma tela que pode ser colocada em qualquer superfície plana (em breve haverá uma versão para superfícies curvas) que já foi testada em iniciativas como o BigBrother Brasil-8 e na recente campanha presidencial norte-americana. A Sony também utilizou a solução na Copa do Mundo da África do Sul.
A Primavera foi criada em 1993 e é focada no desenvolvimento e comercialização de software de gestão e plataformas para integração de processos empresariais, com soluções para as pequenas, médias, grandes organizações e administração pública. A companhia conta com cerca de 40 mil clientes, o que representa um universo de mais de 150 mil usuários, e está presente, além de Portugal, na Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e agora no Brasil. No início de setembro,Luis Cadillon, gerente principal de Novos Mercados da Primavera, estará no país para contatos com futuros parceiros de negócios.
Apesar de ter uma suíte de software para gestão empresarial, em sua oferta inicial no Brasil ela detectou potencial para a solução de manutenção industrial e para o produto webcentral, voltado para construção de portais corporativos e comercializado no modelo de software como serviço. Ele oferece conector universal, podendo, dessa forma, ser adaptado para qualquer padrão de ERP.
Outros serviços
Além de promover o startup de empresas estrangeiras no Brasil, a Market Access também pode prestar consultoria para empresas que querem fazer negócios em outros países onde ela mantém escritório fixo, como a China.
De acordo com Afonso Antunes, também da Market Access Brasil, uma das atividades da consultoria é levar para ao exterior grupos de empresários das mais diversas áreas de atuação, como também ministrar cursos para os executivos sobre como fazer negócios de acordo com a legislação e cultura de cada país.
- Mercado global