A maior competição enfrentada no mercado de smartphones pela Nokia com rivais como Apple e Google já se reflete de certa forma no balanço da companhia. A fabricante finlandesa de celulares informou nesta quinta-feira, 22, que seu lucro líquido recuou 40% no segundo trimestre deste ano, quando ficou em 227 milhões de euros, ante o ganho de 380 milhões de euros do mesmo período de 2009.
Na contramão, a receita da companhia teve pequeno aumento de 1%, totalizando 10 bilhões de euros entre abril e junho, na comparação com os 9,91 bilhões de euros do segundo trimestre do ano passado. Segundo a Nokia, a receita oriunda da divisão de aparelhos e serviços fora de 6,8 bilhões de euros, avanço de 3% na comparação anual. Somente a receita de serviços cresceu 7%, para 158 milhões de euros.
A fabricante divulgou que vendeu 111,1 milhões de unidades de seus celulares no segundo trimestre deste ano, o que representou volume 8% superior em relação ao registrado no mesmo período de 2009 e 3% maior ante o primeiro trimestre. As vendas dos aparelhos convergentes, que englobam os smartphones e netbook, responderam por 24 milhões de unidades, aumento de 42% na comparação anual e de 12% frente o primeiro trimestre.
Para este terceiro trimestre, a Nokia estima apurar receita entre 6,7 bilhões de euros e 7,2 bilhões euros. A empresa ainda manteve a previsão que o mercado global de celulares somará volume de vendas 10% superior neste ano.
- Balanço