Depois de ter enfrentado por diversas vezes problemas para suportar o volume de informações recebidas simultaneamente, o Twitter anunciou na quarta-feira, 21, que vai investir em um data center próprio ainda neste ano. A nova unidade será construída na cidade de Salt Lake City, nos Estados Unidos, e tem previsão para ficar pronta em 24 meses. Entretanto, os valores do investimento não foram revelados.
Segundo comunicado no blog de engenharia do Twitter, a decisão foi tomada para suportar o crescimento exponencial do número de usuários e informações trocadas diariamente pelo site, e para melhorar a prevenção de quedas no serviço, o que aconteceu com frequência com as trocas de mensagens durante a Copa do Mundo. De acordo com o chefe de engenharia de serviços de aplicação da rede de microblogs, John Adams, são registrados cerca de 300 mil novos usuários por dia no Twitter.
Outro fator importante, segundo o post, é que, com um data center próprio, o Twitter pode ter total controle sobre suas configurações de rede, recuperando-se mais rápido de eventuais problemas. A instalação terá diversos fornecedores diferentes, cujos nomes não foram revelados, e os servidores serão equipados com sistemas operacionais de código aberto, que também não foram divulgados.
O Twitter informou que ainda continuará com o aluguel do data center da NTT America, que será usado para manter a infraestrutura atual e depois será integrado à nova unidade.
- Estratégia