CR Almeida centraliza cadastro de materiais com solução da Astrein

0

A CR Almeida Engenharia de Obras contratou a solução da Astrein para centralizar e padronizar os itens do seu cadastro de materiais. O objetivo da companhia é ter melhor gerenciamento das compras e, consequentemente, reduzir os custos de suas obras.

Segundo Rodrigo Manassés, gerente de apoio a suprimentos da CR Almeida, a empresa não tinha uma base de produtos padronizada no nível adequado as necessidades da área de suprimentos.

"O cadastro de produtos anterior era restrito, genérico e sem um padrão de descrição compatível com o mercado, ou seja, a nomenclatura utilizada normalmente não auxiliava os compradores na especificação do que deveria ser adquirido. Em certos casos, havia também a duplicidade de itens de um mesmo produto", afirma.

Outro problema enfrentado era a dificuldade no controle de estoque devido ao fato de que frequentemente um item genérico correspondia a mais de um produto, causando assim distorções nos preços médios.                        

O projeto foi iniciando em agosto do ano passado e concluído em maio de 2013. Neste período, a Astrein realizou um levantamento de todo o banco de dados da companhia e identificou as principais necessidades.

Com base no levantamento foi feita a implementação do software para a gestão de cadastro, a aquisição de uma base cadastral pronta com 15 mil itens, além da contratação dos serviços de governança, que garantirá a manutenção da base de dados ao longo do tempo.

A partir do início da implementação da central de cadastros a empresa já pode observar resultados como economia por compras mais assertivas, classificação fiscal adequada, melhor gestão da área de suprimentos, controle de compras e indicadores por obra, formação de base de itens confiável e disponível em outros idiomas.

"Os principais benefícios foram a melhoria da comunicação das áreas solicitantes, com o suprimento pela especificação de cada produto e a redução, e até mesmo a eliminação, dos erros existentes.", explica Manassés.

Atualmente a solução é utilizada pelas áreas de suprimento, engenharia, propostas, gestão de equipamentos, controle de custos e contabilidade. No futuro, a empresa tem a intenção de ampliar o escopo do projeto, incluindo na base de dados a aquisição de novos itens já padronizados e conjunto de produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.