Data center de computação em nuvem do Alibaba terá segunda unidade nos EUA

0

Criado inicialmente pelo Alibaba para suportar as operações gigantescas dos sites Taobao e Tmall, o data center de computação em nuvem, que abrirá uma unidade no Vale do Silício, na Califórnia, ainda neste ano — o primeiro fora da China —, deverá ganhar um segundo site nos Estados Unidos para atender pequenos empreendedores, lojistas e comerciantes.

O grupo chinês de comércio eletrônico anunciou nesta quarta-feira, 22, que planeja expandir seus serviços globalmente, principalmente nos EUA. O Alibaba não revelou qual será o investimento nem quando o novo data center será aberto. Mas divulgou, no entanto, que a nova unidade terá como apelo a proteção de dados do usuário e, para isso, a empresa firmou um "pacto de proteção de dados", em que promete que os clientes de sua plataforma de computação em nuvem, a Aliyun, conhecida também como AliCloud, terão "propriedade absoluta" de seus dados e os direitos de acesso, participação, troca, transferência ou eliminar dos dados a qualquer momento.

O Alibaba afirma que a Aliyun é responsável por estabelecer sistemas de auditoria interna e gestão para melhorar a capacidade de proteger contra ameaças e ajudar a recuperar dados de desastres.

O pacto foi anunciado pelo presidente da Aliyun, Simon Hu, em uma coletiva de impresa no data center da empresa em Pequim, nesta quarta-feira, informa o The Wall Street Journal. Segundo ele, como parte do compromisso de proteger os dados do usuário, a unidade de cloud analisa mais de 100 terabytes de informação por dia para detectar ameaças de segurança, tais como deficiências de software e malwares.

O serviço de computação em nuvem ainda representa uma pequena parte do negócio global do Alibaba, mas está se expandindo rapidamente, tanto na China como no exterior. Em maio, o grupo chinês criou uma joint venture no Oriente Médio com a Meraas, holding de propriedade do xeique de Dubai, Mohammed bin Rashid al-Maktoum, que atua na exploração de petróleo, para fornecer serviços de nuvem na região.

O presidente da Aliyun adiantou que a empresa também planeja abrir data centers na Europa, Japão e Sudeste Asiático. Ao comentar sobre a nova unidade que será aberta nos EUA, Hu disse apenas que ela será instalada na Costa Leste dos EUA, mas não forneceu mais detalhes. Ele reconheceu os desafios que a Aliyun enfrentará no mercado americano para atrair clientes. "As companhias chinesas que prestam serviços de software nos EUA ainda enfrentam problemas, em termos de cultura e de confiança. Eu acho que é preciso um certo tempo para que os clientes passem a utilizar os serviços da Aliyun", disse.

A Aliyun é a maior fornecedora de serviços de computação em nuvem da China e cada vez mais tem trabalhado com agências governamentais para migrar seus dados para a nuvem. Fora do país, a maioria dos clientes são empresas chinesas que operam no exterior, segundo Hu, ao dizer que em junho do ano passado a empresa tinha 1,4 milhão de clientes, que utilizam os serviços diretamente ou através de fornecedores independentes de software (ISVs).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.