ISH Tecnologia identifica vulnerabilidade crítica no Whatsapp Web

0

A equipe da ISH Tecnologia, empresa de capital 100% nacional especializada em cibersegurança, infraestrutura crítica e nuvens blindadas, em conjunto com a L1 Smart Solutions, encontrou uma vulnerabilidade crítica no Whatsapp web, desktop e no app da Windows Store.

Por meio desta vulnerabilidade, o atacante pode ter acesso ao contexto de mensagens, fotos e conteúdos compartilhados na conversa para uma personificação perfeita do alvo e, desta forma, obter vantagens.

Lierte Bourguignon, CSO na ISH Tecnologia destaca que "em nossa atividade conjunta com a L1, percebemos que esta vulnerabilidade, além de poder ser explorada de uma maneira muito simples, tem uma rastreabilidade praticamente inexistente. Este funcionamento inadequado do Whatsapp dá brechas para o processo que chamamos de weaponizing, que, de forma resumida, consiste em transformar um comportamento não necessariamente malicioso em algo com potencial de gerar dano, transformando-o em uma arma. E no nosso processo identificamos todos estes elementos, elevando o grau de risco para crítico."

"Apesar de simples a falha é poderosa e permite que atacantes com relativo baixo conhecimento tenham acesso a dados, contatos e mensagens sem a necessidade de qualquer confirmação, inclusive para as contas que possuam autenticação de dois fatores habilitada", afirma Julio Eduardo Martins, Diretor de Engenharia da L1 Smart Solutions
Não é possível dar muitos detalhes sobre a vulnerabilidade pela facilidade de ser explorada, mas o atacante terá mais facilidade de explorá-la se tiver acesso ao computador do usuário. Entretanto, isso não quer dizer que só seja possível de explorá-la localmente.

Remotamente, o ataque será um pouco mais complexo, mas executando uma combinação de técnicas e táticas (escalação de privilégio, acesso remoto) seria possível explorar a vulnerabilidade e obter acesso ao Whatsapp do usuário sem que ele perceba.
"É importante ressaltar que esta falha não está no aplicativo dos celulares, e sim na arquitetura de funcionamento do Whatsapp Web e nos aplicativos disponibilizados para PC", afirma Bourguignon.

A ISH Tecnologia, de maneira responsável, já iniciou um processo de informar a vulnerabilidade nos canais adequados do Facebook, empresa ao qual detém a propriedade intelectual do aplicativo. "Nossa recomendação no momento é utilizar o Whatsapp Web e aplicativos para PC apenas enquanto estiver em frente ao computador, até que o Facebook corrija a falha", conclui Bourguignon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.