Migração para nuvem por custos pode levar a perda de competitividade, diz Accenture

0

Novo estudo da Accenture identifica um pequeno grupo de organizações que trata a nuvem como novo modelo operacional para a reinvenção contínua de seus negócios, usando capacidades multi-cloud inovadoras – por meio da nuvem pública, privada e borda – para alcançar maior valor de negócios e ir além da economia de custos.

Com base em entrevistas com quase 4.000 executivos C-suite de empresas públicas e privadas do mundo todo, o estudo "Ever-ready for Every Opportunity: How to Unleash Competitiveness on the Cloud Continuum" explica por que é limitante olhar para a nuvem como um destino único e estático – basicamente como um data center mais barato e eficiente. Na verdade, o foco limitado à redução de custos pode colocar as organizações em desvantagem competitiva, principalmente quando comparadas àquelas que usam a nuvem de forma mais estratégica em suas várias formas dinâmicas, incluindo a borda.

"Atualmente, a maioria das organizações usa algum tipo de combinação entre nuvem pública, privada e a borda, com baixo nível de integração", explica Karthik Narain, líder global da Accenture Cloud First. "O que acontece nesses casos é que a inovação, os dados e as melhores práticas obtidas em uma área da organização acabam não beneficiando as demais, o que inibe a realização de valor. Todavia, um pequeno grupo de organizações está pronto para obter o maior valor da nuvem, enxergando-a como uma extensão de tecnologias que abrange diferentes locais e tipos de propriedade, com suporte dinâmico de 5G em nuvem e redes definidas por software, oferecendo suporte às necessidades dinâmicas de seus negócios".

O estudo mostra que, embora as organizações planejem migrar mais de dois terços de suas cargas de trabalho para a nuvem ao longo dos próximos três a cinco anos, apenas metade está usando todo o potencial da nuvem em suas várias formas para transformar o dia a dia de seus negócios, realizar trabalhos mais complexos e modernizar aplicativos que atendam suas necessidades.

As organizações que lideram o uso da nuvem são chamadas pela Accenture de competidores contínuos. São empresas – cerca de 12-15% dos entrevistados, dependendo da região – que se destacam por levarem a experiência ganha com a nuvem pública para seus centros de dados e locais na borda a fim de transformar suas operações diárias. Como resultado, obtêm ganhos significativos a partir do engajamento contínuo na nuvem, deixando a concorrência para trás. Os competidores contínuos também desfrutam de um posicionamento melhor frente a imprevistos.

Esse grupo seleto de empresas inclui nomes como a Carlsberg, uma das maiores cervejarias do mundo, com sede na Dinamarca. Além da economia nos custos operacionais, a multinacional destaca a liberdade para inovar e experimentar como uma das principais vantagens da nuvem, permitindo o lançamento de novas iniciativas e campanhas em poucas horas, em vez de meses. Os competidores contínuos também desfrutam de um posicionamento melhor frente a imprevistos.

"A competitividade futura de uma empresa depende da escolha do tipo certo de nuvem para os aplicativos e serviços mais adequados ao seu negócio – como inteligência artificial, contact centers inteligentes, computação na borda, computação robótica, realidade estendida e outros – e da implementação das práticas avançadas necessárias para alavancar essas tecnologias", afirma Narain. "O uso de estratégias cloud-first permite que as empresas ofereçam experiências cada vez melhores aos seus clientes, além de processos mais inteligentes e produtos mais sustentáveis".

Ao contrário das organizações cujos esforços de nuvem se concentram principalmente na migração única visando a economia de custos e eficiência, os competidores contínuos:

• têm o dobro ou o triplo de chances de inovar, automatizar e remodelar seus processos;

• alcançam uma redução de custos 1,2x (na América do Norte) e 2,7x (na Europa) maior do que as empresas focadas somente na migração de dados;

• buscam atingir mais metas operacionais e financeiras, incluindo até 50% mais iniciativas de negócios, como aumento de clientes e entrada no mercado mais rápido em comparação aos seus pares;

• têm até três vezes mais chances de usar a nuvem para pelo menos duas metas de sustentabilidade, como fontes de energia verdes, diminuição do consumo de energia e uso de servidores mais eficientes e que gastam menos energia.
Olhando de perto o uso que os competidores contínuos fazem da nuvem, a Accenture identificou quatro abordagens vencedoras aplicáveis a qualquer organização:

• Saiba onde quer chegar. Em primeiro lugar, a organização precisa desenvolver uma estratégia clara, estabelecendo os valores centrais e aspirações futuras, identificando as vulnerabilidades competitivas e classificando as capacidades relativas ao cenário atual da companhia e suas aspirações futuras. É necessário desenvolver essas estratégias levando em consideração a evolução constante das capacidades da nuvem como um todo.

• Estabeleça práticas na nuvem que suportem e aumentem as tecnologias existentes. As organizações precisam combinar a adoção de tecnologias às práticas que trazem disciplina e ajudam a transformar áreas não-tecnológicas no ritmo das melhorias computacionais. A agilidade é fundamental para quem quer se tornar um competidor contínuo. Ela permeia os aplicativos cloud-first, a transformação de talentos, TI e consciência de computação, entre outras áreas.

• Acelere a inovação para oferecer experiências excepcionais. Os competidores contínuos priorizam seus investimentos em uma única área: experiência. Eles usam uma combinação de design centrado em pessoas e tecnologias cloud-based como a computação na borda para repensar a experiência e aproximá-la dos seus clientes, parceiros e funcionários. Para chegar a esse ponto, é necessário incentivar a mentalidade de experiência em toda a organização, incluindo produtos e serviços, experiência do funcionário e modelos de entrega.

• Ofereça comprometimento estratégico contínuo. A liderança precisa estabelecer objetivos de negócios, definir níveis de risco apropriados e promover uma cultura de agilidade e crescimento. É importante que as organizações reconheçam a natureza "all-hands" desse tipo de iniciativa: todos os funcionários precisam estar a par do potencial de melhoria contínua e das melhores práticas da nuvem.

O estudo "Ever-ready for Every Opportunity: How to Unleash Competitiveness on the Cloud Continuum" da Accenture chega em um momento em que as organizações se veem forçadas pela pandemia a fornecer a seus clientes experiências únicas e atendê-los de formas totalmente novas e virtuais. Levantamento anterior da Accenture mostra que a receita das empresas que aceleraram a inovação tecnológica durante a pandemia da Covid-19 aumenta cinco vezes mais rápido em comparação a quem deixou para adotar as novas tecnologias depois.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.