Professores usam game da Fundação Volkswagen para ensinar sobre leis do trânsito

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    Professores de oito municípios do interior paulista estão usando o jogo Autopolis, criado pela Fundação Volkswagen, como ferramenta para educar o público jovem sobre temas relacionados com segurança, legislação no trânsito e cidadania.

    De acordo com a fundação, educadores do ensino médio e das séries finais do ensino fundamental passam por formação para abordar esses temas em sala de aula.

    Os municípios contemplados até agora são Araraquara, São Carlos, Ibaté, Itirapina, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado e Corumbataí.

    O jogo faz parte do projeto Jogo da Vida em Trânsito, lançado pela entidade em 2011 e que inclui, além do game Autopolis, roteiro de aula para educadores com sugestões de atividades.

    Desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), o jogo resultou de um ano de pesquisa e desenvolvimento, com a participação de especialistas em educação no trânsito, em tendências e em jogos voltados à transformação social, segundo a fundação.

    A entidade explica que Autopolis é um jogo de tabuleiro 3D para computador que permite até quatro jogadores por máquina. Cada jogador escolhe um carro, recebe missões e cria situações que provocam reflexões sobre atitudes cidadãs no trânsito.

    Dados do Ministério da Justiça divulgados em 2011 mostram aumento de 32,4% nas mortes de jovens em decorrência de acidentes no trânsito entre 1998 e 2008.

     

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