Anatel inicia desoneração de serviços M2M

    0

    A área técnica da Anatel recebeu o sinal verde da procuradoria jurídica para dar início aos procedimentos que permitirão a desoneração das aplicações de comunicação entre máquinas (M2M). Havia uma divergência entre o entendimento do governo, da área técnica da Anatel e da procuradoria jurídica da agência.

    Inicialmente, a Procuradoria Jurídica Especializada da Anatel opinou que a agência só poderia autorizar a emissão dos boletos de recolhimento do Fistel já com a desoneração depois que fosse feita a regulamentação da agência, o que certamente alongaria o processo em alguns meses. O Ministério das Comunicações, então, se manifestou, e por meio de um ofício enviado à Anatel na semana passada explicou que a regulamentação prevista no decreto não é sobre o que são os sistemas de comunicação M2M, mas sim sobre os mecanismos de acompanhamento do mercado, e que, portanto, não é preciso esperar a regulamentação para autorizar a desoneração. Agora, a procuradoria mudou seu entendimento e concordar com a desoneração imediata. A Lei que permitiua desoneração (Lei 12.715/12) é de setembro de 2012. O decreto que regulamentou a lei é de maio deste ano (Decreto 8.234/14).

    A agência agora precisa correr para ajustar seus sistemas à lei e ao decreto para que os boletos possam ser emitidos de maneira adequada.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.