Publicidade
Início Serviços Case Construtora Toniolo, Busnello adota solução Nutanix em data center

Construtora Toniolo, Busnello adota solução Nutanix em data center

0
Publicidade

Depois de enfrentar problemas de indisponibilidade e desempenho em seu data center, a construtora Toniolo, Busnello decidiu adotar a tecnologia hiperconvergente da Nutanix que reúne num mesmo appliance, o armazenamento e o processamento, agregando mais performance. Com a nova solução, a construtora potencializou o desempenho das aplicações, reduziu espaço no datacenter e, consequentemente, diminuiu o consumo de energia elétrica, além de reduzir significativamente custos com licenciamento.

A empresa gaúcha Toniolo, Busnello atua na construção de túneis, estradas e mineração, em projetos complexos e de grande porte, como: dois túneis do Rodoanel do trecho norte em São Paulo; Contorno (Anel Viário) de Florianópolis (SC); túneis da Transoceânica em Niterói; túnel da Linha Amarela no morro da Covanca no Rio de Janeiro, dois túneis na Transolímpica, também no Rio de Janeiro.

Os equipamentos do data center da construtora tinham um tempo médio de uso de cinco anos e muitos já estavam obsoletos. Alguns dos servidores principais e do Sistema de ERP, por exemplo, já não tinham mais suporte e garantia. A construtora começava a correr o risco de paralisação da infraestrutura e da operação.

Com esse cenário, depois de realizar um amplo estudo de capacidade, em outubro de 2015, a construtora foi ao mercado em busca de novos equipamentos para atualização da infraestrutura de TI, em um primeiro momento, pensando em um modelo tradicional de infraestrutura (Storage, Blades e SAN).

“Além da necessidade de substituir a infraestrutura que já não atendia mais a demanda da companhia, havia uma preocupação com a expansão do ambiente para os próximos anos, com redução de custos de “ongoing” e uma infraestrutura alinhada às tendências do mercado e pronta para o futuro”, explica Fernando Ferreira, gerente de TI da Toniolo, Busnello, sobre a escolha da solução da Nutanix.

Implementação

A implementação aconteceu entre fevereiro e junho de 2016 e foi realizada em quatro fases: ativação da solução; homologação (quatro semanas de testes com os usuários); migração de todo o data center e banco de dados (tanto aplicações virtualizadas, quanto servidores físicos); e documentação final do projeto, com acompanhamento, estabilização e encerramento. A migração de todo o data center e banco de dados ocorreu em dois momentos, primeiro a migração das aplicações e depois dos servidores (virtualizados e físicos).

“Mesmo sendo uma solução já madura no mercado, optamos por fazer uma etapa de homologação antes de realizar qualquer modificação no ambiente existente. A Solução Nutanix foi submetida a inúmeros testes de funcionamento, disponibilidade e de carga. Após esta fase, definimos a migração das máquinas virtuais (VMs) menos críticas e sua estabilização, em seguida a migração do restante das VMs e ERP, estabilização e finalização do projeto”, conta Ferreira.

O gerente de TI diz que um dos maiores desafios do projeto foi a substituição da solução de virtualização, VMware para Hyper-V, da Microsoft. “Precisávamos testar não só a solução Nutanix, mas também avaliar as migrações de V2V (VMware para Hyper-V) e P2V (servidor físico para Hyper-V). Foram testados também a performance e validamos toda a parte de networking, que nos levou a adquirir novos switches core para a Toniolo, Busnello”, diz.

Outro benefício conquistado pela construtora foi a melhora do desempenho das aplicações. Por exemplo, a área de estoque antes levava 5 horas realizar o procedimento de cálculo do estoque, e agora com a nova infraestrutura Nutanix, reduziu o tempo desse procedimento para 2 horas. Na área comercial, em um projeto executivo, uma ação que precisava de 3 horas e passou a ser feita em 15 minutos. Além disto, o ambiente de TI está muito mais estável e resiliente, quedas e interrupções dos sistemas agora ficaram no passado.

Além disso, a solução Nutanix está pronta para o próximo projeto da Toniolo, Busnello, que trata a implementação de um sistema de Disaster Recovery (DR). “O projeto de DR será extremamente simplificado com a solução Nutanix, pois a mesma suporta nativamente tal funcionalidade”, informa Fernando Ferreira. “A solução da Nutanix também suporta nativamente replicação em nível de máquinas virtuais, dispensando a aquisição de outras soluções de replicação. Quando for necessário expandir, será um processo muito simples”, completa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile