Mais empresas observaram queda nas vendas e encomendas em julho, diz Abinee

0

Diminuiu de 39% para 34% o percentual de empresas que verificaram crescimento nas vendas/encomendas em julho em relação a 2015, segundo sondagem conjuntural da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgada nesta segunda, 22. Enquanto isso, cresceu 4 pontos percentuais (p.p.), atingindo 49%, a quantidade de empresas que observaram quedas.

Comparado ao mês de junho, a queda foi maior: 23 p.p. nas indicações de crescimento, que agora são de 20%; e aumento na queda de 21 p.p., total de 54%. A entidade nota que em julho, "por ser um período de férias, os negócios costumam ser mais modestos". Houve aumento também na quantidade de empresas que verificaram negócios abaixo das expectativas: de 11 p.p., chegando a 62% em julho. A quantidade de empresas que reduziu o quadro de funcionários foi de 20%, sem variação em relação a junho.

A Abinee diz que 23% das empresas consideram que estão com estoques acima do normal. Em se tratando de componentes e matérias-primas, 23%. No caso de produtos acabados, o percentual foi de 33%. A associação diz que ambos foram os menores resultados do ano, o que indicaria ajustes dos estoques.

Expectativas

Outra pesquisa da entidade indica que 24% das empresas projetam menores vendas externas para este ano. A redução em média é de 35%. Das empresas que mantiveram expectativas para 2016, "algumas" alegaram que precisavam cumprir contratos já firmados. A Abinee cita a variação no câmbio como razão de preocupação para empresas exportadoras, estimando uma taxai ideal em R$ 3,50 por dólar.

Para o mês de agosto, 39% esperam crescimento nas vendas/encomendas e 33% aguardam queda. Para o segundo semestre, a projeção é de 46% de crescimento e 34% de queda. Considerando o ano, 37% esperam queda, 29% estabilidade e 34%, crescimento. Na separação por setor, o de telecomunicações e informática esperam "resultados mais positivos" a partir do segundo semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.