Operadoras de planos de saúde devem inovar a gestão para atender demandas do cliente, diz especialista

0

Os gastos com saúde suplementar no Brasil representam o segundo maior custo das empresas. Atualmente, de 8% a 15% do custo do funcionário está destinado ao benefício saúde, o que faz dos empregadores responsáveis por aproximadamente 85% do financiamento da saúde suplementar, de acordo com dados compilados pela Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing.

Diante desse cenário, juntamente com o fato de enfrentarem uma autêntica avalanche de ações judiciais, que somente em 2014 totalizaram R$ 843 milhões, as operadoras de planos de saúde se defrontam com a necessidade de aumentar a eficiência e a reduzir custos, ao mesmo tempo em que devem ter uma participação ativa na melhoria nos índices de atendimento. "Quem paga a conta quer um resultado diferenciado e uma mudança no modelo atual", observa Luciane Infanti, diretora para estratégia em saúde da Accenture.

Por isso, diz a especialista, é preciso que elas identifiquem os pontos de concentração de custos e perfil de acesso, por meio de uma nova gestão refletida num painel de controle que permita monitorar seu risco, qualificação de acesso e redução de custos.

"A consolidação das metas deve ser orientada na redução do risco, no uso qualificado, no engajamento do cuidar e na satisfação", explica Luciane, ao ressaltar a importância de se ter um modelo de gestão estruturado, com foco em serviços, operação e saúde, comitês técnicos médicos e de risco.

Com resultados atingidos através da estruturação do modelo de gestão do benefício, reorientando as relações com os planos e a rede assistencial, os planos de saúde e os provedores médico assistenciais devem se preparar para este novo modelo. Os desafios, segundo Luciane, extrapolam os produtos e perfis de acesso, alterando as relações com o sistema de saúde e seu modelo de contratação. Entre as questões que as empresas devem procurar responder é: Como engajar os colaboradores e transformar a cultura de uso? Como gerenciar sem se tornar uma empresa de saúde?

Outro ponto essencialcitado por Luciane é que a qualificação da rede credenciada seja reorientada para avaliar a qualidade assistencial e atendimento dos novos programas e planos terapêuticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.