A Ásia segue na liderança da inovação no setor de pagamentos, de acordo com o Global Payments Innovation Jury 2017 (Júri de Inovação em Pagamentos Globais 2017, em tradução livre). O continente é seguido pela Europa, África, América do Norte e, na última colocação, a América Latina.
O estudo, patrocinado pela ACI Worldwide, foi conduzido pelo consultor de pagamentos e finanças John Chaplin, que coletou informações de 70 executivos em 37 países. O objetivo da ACI é garantir que a pesquisa bianual reflita as tendências e desenvolvimento dos pagamentos em todo o globo.
"A América Latina está numa posição mais baixa, não pela sua capacidade de inovação, mas por dificuldades regulatórias. O mercado do continente é bastante maduro, mas, segundo os entrevistados pela pesquisa, tem uma alta e complicada carga tributária, o que limita a entrada de novos participantes", explica Marco Bravo, vice-presidente da ACI na América Latina.
As principais conclusões do Global Payments Innovation Jury 2017 são:
• A Ásia é líder isolada em inovação de pagamentos. 64% dos entrevistados consideram a região como principal fonte de mudanças para o futuro do mercado. A Europa ocupa o segundo lugar, seguida de África, América do Norte e América Latina;
• A Europa, agora na segunda colocação, passou a ser considerada inovadora por 14% dos entrevistados. O continente venceu América do Norte, África e América Latina, por conta das oportunidades criadas pelo novo ambiente regulatório da região. O PSD2, nova definição de regras de pagamentos da União Europeia, simplifica e unifica diversos processos da região, e pode ser responsável por impulsionar grande parte da inovação;
• As APIs abertas também são facilitadoras importantes da inovação em todo o mundo. 73% dos pesquisados acreditam que as APIs tem um papel fundamental para desenvolver pagamentos, especialmente com a tendência de operações via aplicativos;
• Firmar parcerias com start-ups é considerado um modelo de inovação para empresas de pagamento por 44% dos respondentes, uma vez que essas companhias são focadas no desenvolvimento de novas tecnologias;
• Para 23% dos pesquisados, os fornecedores tradicionais e globais serão ultrapassados pelos novos modelos de negócios, seguidos pelos provedores de serviços de pagamento para e-commerces (21%), já que dependem de pagamentos com cartão.