Publicidade
Início Blogueria Visão sobre o projeto de lei para startups

Visão sobre o projeto de lei para startups

0
Publicidade

Sabemos que startups são empresas criadas por meio de uma ideia inovadora, independente da atuação, fundadas a partir de um limitado grupo de parceiros e de capital. Sua principal característica é o sucesso em curto prazo em meio a grandes desafios e inseguranças.

Atualmente, as startups movimentam parte do mercado brasileiro. O perfil do “empreendedor” que está à frente a um negócio desse tipo, em grande maioria, é jovem e busca modelos tecnológicos rápidos e eficazes para colocar em prática sua ideia.

Pensando nisso, no primeiro semestre de 2018, surgiu o Projeto de Lei n. 9590/2018, proposto pelo Deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), que dispõe sobre startups e menciona ter o intuito de apresentar medidas de estímulos à criação dessas empresas.

O artigo que chama atenção na lei prevê que, caso o investidor-anjo venda os direitos de um contrato de participação para outra pessoa, haverá a incidência de imposto sobre a renda. Contudo, os direitos principais de um contrato de participação são: aquisição de cotas da empresa nascente, remuneração ao investidor ou resgate pelo aporte do investidor.

O investidor-anjo, por exemplo, ao formalizar um contrato de participação passa a ter afeição à sociedade, corre os riscos do empreendimento e, portanto, deve ser equiparado a um sócio da empresa, consequentemente, não sendo sujeito passivo da obrigação tributária do imposto sobre a renda, por força do artigo 14 da própria Lei 123/2006.

Art. 14. Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados.

Considerando, portanto, as especificidades, a realidade fática e o cenário de riscos para o empreendedorismo brasileiro, conclui-se que o Projeto de Lei 9590/2018, precisa consultar as startups que estão em atividade, pois o projeto estipulado não reflete a realidade em sua totalidade no mercado.

Entendo que o projeto de lei, precisa de consulta e diálogo com empreendedores, que diariamente enfrentam desafios no mercado brasileiro, e precisam de um canal eficiente e dinâmico com os projetos de iniciativa governamental, pois assim podem desenvolver políticas públicas, alinhadas com a realidade de empreender, que gera renda ao Brasil e auxilia no progresso do país.

Rafael Gonçalves de Albuquerque, vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Criativo da OAB/SP, advogado do BNZ For Startup.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile