Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Quase metade dos CIOs brasileiros se considera pioneiro na adoção de novas...

Quase metade dos CIOs brasileiros se considera pioneiro na adoção de novas tecnologias

2
Publicidade

Quase metade (49%) dos decisores de TI de empresas brasileiras se considera ‘early adopter’, ou seja, pioneiro na implantação de novas tecnologias, segundo estudo encomendado à consultoria Penn Schoen Berland pela Dell. A pesquisa teve a participação de 800 profissionais responsáveis pela Tecnologia da Informação de empresas de pequeno, médio e grande portes, de oito países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Brasil, Índia, China e Rússia.

O relatório também mostra que, 41% dos entrevistados no Brasil se classificam na média, ou seja, tendem a adotar novas tecnologias junto com a maioria das empresas e só 8% admitem que incorporam tendências em TI no momento em que as mesmas já estão consolidadas no mercado.

“Esse estudo confirma a percepção da Dell de que o mercado brasileiro está aberto a novas tecnologias e tendências. O número de early adopters no Brasil é maior do que a média mundial do estudo, de 42%”, afirma Raymundo Peixoto, vice-presidente de Soluções Empresariais da Dell para América Latina.

Tendências

Quando questionados sobre as principais tendências tecnológicas para as empresas, a maior parcela dos brasileiros, 67%, citou a mobilidade. Em seguida aparecem virtualização (66%), cloud computing (63%), big data (52%) e ambientes definidos por software (50%). Já sobre quais as tecnologias que as corporações brasileiras ainda não utilizam, mas que pretendem investir no próximo ano, 39% citaram cloud computing; 30%, big data; 29%, virtualização; 27%, mobilidade; 30%, ambientes definidos por software e 16% citaram outras.

Quanto às prioridades das corporações em relação a TI, 71% dos entrevistados no Brasil citaram a otimização das aplicações e, ou, da performance para atender aos objetivos de negócio. Na sequência, com 18% das citações, aparece a necessidade de estar na vanguarda da indústria e 11% consideraram a pressão para reduzir as despesas gerais.

2 COMENTÁRIOS

  1. A curva de Rogers mostra estatisticamente que os pioneiros “early adopters” correspondem a 13,5% da população. Pelo visto, 49% dos decisores de TI de empresas brasileiras não sabem o que é isso. Quando você apresenta um produto inovador, mesmo trazendo uma vantagem competitiva clara para o negócio, a coisa mais comum é ouvir a pergunta “Que empresas usam esta tecnologia”. Responda “nenhuma” eles gentilmente agradecem e nunca mais respondem. Isto claramente é perfil de “early majority” ou “late majority”.

  2. É exatamente isso que acontece. Eles querem alguma outra empresa utilizando para se sentirem protegidos, seguros. Na área de segurança isso é ainda maior. Olham o quadrante mágico do Gartner e se fixam nas tecnologias tradicionais, não se importando se elas estão obsoletas. Querem garantir o emprego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile