As mudanças são inevitáveis e as oportunidades passam correndo

0

Estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica: os costumes mudaram muito nos últimos dez anos e vão continuar mudando na próxima década. Esse cenário reforça a importância de defendermos a inovação em sua plenitude, inclusive a que promove uma mudança de comportamento. Aplicativos como Uber, Whatsapp, Airbnb, Couchsurfing e Netflix podem mudar as relações entre consumidores, prestadores de serviços e empresas.

As mudanças são inevitáveis e cabe ao governo, por meio dos poderes executivo e legislativo, regulamentar e fiscalizar estas novas atividades. É o mercado que vai ditar quem fica e quem sai da competição. Não se trata, portanto, de defender o aplicativo A ou B, mas sim a tecnologia e os avanços que podem trazer para a sociedade. Quando surgiram os apps de táxis, por exemplo, taxistas de todo o país se viram na confortável posição de dispensar as cooperativas que cobravam altas taxas mensais. O surgimento do Uber, serviço alternativo de motoristas, deveria servir como um incentivo para a classe realizar melhorias nos serviços oferecidos e não como uma ameaça.

As categorias atingidas pelos avanços tecnológicos, que ocorrem desde o primeiro motor a vapor no início da Revolução Industrial, devem olhar para fora de sua realidade e pensar em outras soluções. Já os políticos entram na onda e tentam se colocar contra esta nova tecnologia; no entanto, na prática são poucos os que defendem os direitos dos taxistas, garantindo segurança, melhores serviços e ações efetivas. Fica a dúvida se, por esta lógica, eles se posicionariam também contra Skype, Messenger e Whatsapp para defender as operadoras de telefonia.

Vivemos no início da era do compartilhamento e, em pouco tempo, essas ferramentas citadas já estarão obsoletas. Começamos a compartilhar automóveis com outras pessoas para diminuir o custo e aumentar a eficiência. No futuro, nem precisaremos chamar um motorista, pois o veículo inteligente levará o passageiro de forma mais segura e barata. Toda tecnologia que promove o uso compartilhado possibilita uma economia de custos e energia, mudando o comportamento social e contribuindo com a preservação do nosso planeta.

Gerino Xavier, vice-presidente de comunicação da Assespro Nacional e diretor das empresas Bisaweb e Mídias Educativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.