Energia Inteligente – O projeto "Green Soul" na Europa

0

Os chamados "Green Buildings" (edifícios verdes) são um dos pilares para a criação de cidades inteligentes. Como tal, vamos encontrar inúmeras iniciativas em todo o mundo destinadas a desenvolver edifícios que podem produzir mais energia do que eles precisam para operar, atingindo uma relação de balanço energético superior a 100%. Geralmente, essas iniciativas empregam técnicas tradicionais de economia de energia, tais como sensores para otimizar as temperaturas dar condicionado, automatizar a operação de luzes com base na presença ou não de pessoas nos ambientes do edifício, e na utilização de materiais de construção energeticamente eficientes. No entanto, um excelente exemplo de inovação para alcançar a eficiência energética é o projeto "Green Soul" (Alma Verde) na Europa. Além das técnicas tradicionais, este projeto quer entender e modificar o comportamento humano para reduzir significativamente o consumo de energia e ajudar a alcançar um equilíbrio energético positivo em edifícios, onde um edifício pode produzir mais energia do que usa. O principal objetivo deste projeto é aumentar a eficiência energética em edifícios de uso público, alterando a forma como as pessoas usam dispositivos elétricos alimentados. Para atingir esse objetivo, o Green Soul está implementando um plano de ação de estratégia dupla:

  1. Aumentar a conscientização energética e muar os hábitos de consumo eletrônico através de uma variedade de técnicas, desde aplicações de técnica sociais persuasivas a mecanismos de interação física vinculados a dispositivos conectados na rede.
  2. Incorporar inteligência a dispositivos na rede para permitir que eles decidam autonomamente sobre o modo de operação para fins de eficiência energética. Os dispositivos "Green Souled" aprenderão sobre os hábitos dos usuários, atuando somente quando o comportamento que desperdiça energia for detectado, ou quando os usuários não prestarem atenção às sugestões fornecidas pelo mecanismo de decisão.

"Green Soul" visa o potencial de poupança de energia para edifícios de uso público. Lá, a persuasão dos usuários é particularmente desafiadora porque os frequentadores não percebem os benefícios de ter um comportamento ecológico; já que como os usuários do edifício, não precisam de pagar pela conta de eletricidade.

A "Green Soul" projeta e desenvolve uma plataforma de ICT integrada para:

  1. Melhorar a conscientização dos usuários sobre o consumo de energia;
  2. Estudar o comportamento ecológico das pessoas em ambientes compartilhados;
  3. Analisar a efetividade de diferentes técnicas de persuasão;
  4. Auxiliar os usuários através das recomendações de um mecanismo de apoio à decisão;
  5. Prestar serviços socioeconômicos que demonstrem a viabilidade das mudanças propostas.

"Green Soul" tem como objetivo demonstrar que uma combinação de intervenções comportamentais e em TICs nos edifícios públicos, resultam em economias de energia superior a 20%. Atualmente, seis projetos-pilotos foram implantados em diferentes áreas climáticas diferentes e estarão associados a vários casos de usos e instalações, garantindo a coleta de dados a partir de múltiplos cenários, o que permitirá uma análise abrangente dos resultados e uma clara compreensão do impacto proporcionado por cada uma das metodologias selecionadas para o projecto-piloto.

A Wellness TechGroup, uma empresa espanhola, que fornece soluções para o projeto Green Soul, está aplicando tecnologias de IoT para reunir as informações dos sensores em um processo de "closed loop feedback" e, através do uso de Inteligência Artificial (AI), aprender sobre o comportamento humano e poder aplicar automaticamente este aprendizado em medidas para conservação de energia. A empresa está atualmente a conduzir um projeto-piloto em quatro países da Europa (Reino Unido, Espanha, Grécia e Áustria) com sensores instalados em seis edifícios públicos.

De acordo com o Sr. David Garcia, o CEO do Wellness TechGroup, "o principal objetivo para este piloto seria confirmar que a nossa solução, combinando sensores, inteligência artificial (AI)  e políticas de mudança de comportamento , seria atingir o objetivo fixado para a redução das emissões entre 15-30%e, consequentemente, uma redução dos custos energéticos e uma menor pegada de carbono "

Lorenzo Madrid, presidente do Smart City Business Institute – USA.

Informações adicionais sobre o projeto Green Soul estão disponíveis em

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.