CPQD e Embrapa lançam iniciativa para a transformação digital de pequenos e médios produtores rurais

0

Acelerar a transformação digital do agronegócio brasileiro, por meio da implantação de projetos inovadores baseados em tecnologias digitais e nas demandas reais dos produtores rurais – especialmente os de pequeno e médio porte. Esse é o objetivo do SemeAr, uma iniciativa aberta e colaborativa que está sendo lançada pelo CPQD, Embrapa e FUNDECC – Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (associada à Universidade Federal de Lavras), dentro do conceito de inovação aberta e com o apoio dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e das Comunicações.

A iniciativa SemeAr está estruturada em três pilares: conectividade, aplicações inovadoras e difusão e mobilização. Esses pilares deverão orientar os projetos executados dentro da iniciativa, que serão financiados pelos envolvidos de formas variadas, utilizando recursos privados ou públicos. No caso da conectividade, a ideia é utilizar as tecnologias disponíveis comercialmente, levando em conta critérios econômicos (como investimentos e custos operacionais), disponibilidade de infraestrutura local, modelos de operação e de negócios e os requisitos das aplicações. 

Já as aplicações inovadoras, que terão foco na solução de problemas e demandas reais dos produtores, serão desenvolvidas em parceria com startups e pequenas e médias empresas de tecnologia, utilizando metodologias ágeis e recursos de colaboração. O objetivo é integrar as tecnologias digitais nos processos produtivos de forma rápida e simples, gerando impacto econômico efetivo no setor.

No pilar difusão tecnológica e mobilização, estão previstas as ações de capacitação e esclarecimento dos produtores sobre os benefícios da incorporação de tecnologias digitais ao seu negócio, bem como a disseminação de resultados positivos de projetos. Também faz parte desse pilar o alinhamento do SemeAr a outras iniciativas e projetos nessa área e, ainda, o incentivo ao engajamento no programa de atores relevantes para o setor, como cooperativas, grandes empresas fornecedoras de equipamentos e serviços, ecossistemas e programas de apoio ao empreendedorismo e inovação, agentes públicos, agentes financeiros e investidores, entre outros.

A implantação de projetos da iniciativa SemeAr terá como base o conceito de super fazenda digital, agrupando vários produtores em uma área geográfica em geral limitada a um município. Batizado de Distrito Agro Tecnológico (DAT), funciona como um núcleo para a interação com os produtores locais, tanto para o mapeamento de demandas e oportunidades como para o desenvolvimento e validação de pilotos. 

Os primeiros acordos de cooperação técnica, para implantação dos primeiros DATs, estão em discussão nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com a identificação de microrregiões agropecuárias e articulação com representantes do setor produtivo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.