RPA deve crescer dois dígitos nos próximos quatro anos

0

A pandemia COVID-19 não desacelerou o crescimento do software de automação de processos robóticos (RPA), que o Gartner prevê ter uma receita de US$ 1,58 bilhão em 2020 e um crescimento de 19% em 2021, colocando-o em quase US$ 2 bilhões em receita.

O Gartner não apenas prevê o crescimento da receita na indústria de RPA, mas também reduções correspondentes no preço: Até 2020, os preços médios de RPA devem diminuir de 10% a 15%, com quedas anuais de 5% a 10% esperadas em 2021 e 2022, criando forte pressão de preços para baixo. Preços reduzidos significam que o crescimento de 19% esperado em 2021 será ainda maior do que parece, com o Gartner prevendo ainda que 90% das grandes organizações terão adotado o RPA de alguma forma até 2022.

O crescimento da RPA também continuou, apesar da pressão econômica causada pela pandemia de COVID-19, e pode até tê-la acelerado. Cathy Tornbohm, vice-presidente de pesquisa do Gartner, disse que os provedores de RPA provavelmente usarão a pandemia e seu impacto na produtividade dos negócios para impulsionar o RPA como uma solução.

Muito do crescimento previsto para o RPA virá de grandes organizações que já usam o RPA, mas o estão expandindo, disse o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Fabrizio Biscotti. As empresas que se enquadram nesta categoria devem triplicar a capacidade de suas carteiras de RPA existentes até 2024.

"Essa tendência é um reflexo natural das crescentes demandas colocadas na infraestrutura 'em todos os lugares' de uma organização", disse Biscotti.

O COVID-19 está promovendo grande parte da tendência atual de adoção do RPA, mas o movimento atual na indústria provavelmente só vai se acelerar conforme os benefícios do RPA sejam mais amplamente divulgados. "As empresas podem avançar rapidamente em suas iniciativas de otimização digital investindo em software RPA, e a tendência não vai desaparecer tão cedo", disse Biscotti.

Muitos novos clientes de RPA no futuro virão de departamentos fora da TI, com quase metade de todas as novas compras provenientes das áreas de negócios até 2024.

"Os principais fornecedores de software RPA têm como alvo os diretores financeiros (CFOs) e os diretores operacionais (COOs), em vez de apenas TI", disse Biscotti, acrescentando que os profissionais que não são de TI gostam dos ambientes de baixo ou mesmo sem código das ferramentas RPA, pois eles são fáceis de usar para a equipe que precisa treinar bots para realizar suas tarefas.

RPA – ROBOTIC SUMMIT

Acontece dia 6 de outubro a 3a edição do RPA – Robotic Summit, que acontece 100% digital, promovido pela TI Inside. Mais informações clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.