Publicidade
Início Notícias Inovação Universidades adotam vestibular por internet utilizando plataforma da Mercer|Mettl

Universidades adotam vestibular por internet utilizando plataforma da Mercer|Mettl

0
Publicidade

Com o isolamento social exigido no combate à pandemia da Covid-19, diversas universidades privadas do país decidiram implementar provas online em seus próximos vestibulares. Dezenas de instituições alteraram o formato tradicional de seus exames, entre as quais se destacam FAAP e Ibmec.

Originalmente desenvolvida para facilitar e gerenciar processos de recrutamento e seleção, a plataforma da Mercer|Mettl também é bastante conhecida pelas empresas que a utilizam para conduzir “assessments”, isto é, avaliações de funcionários em programas de gestão de talentos, planejamento de sucessão e outras importantes práticas de Recursos Humanos no mundo corporativo.

Para as provas virtuais, a plataforma Mercer|Mettl é reforçada com várias funcionalidades de segurança como, por exemplo, autenticação de candidatos multifatorial, navegação segura e encriptação de dados. Esse conjunto de recursos tem a finalidade de garantir a identidade do indivíduo que realiza o teste e a integridade do ambiente em que ele é realizado. Isso significa que o sistema desabilita imediatamente quaisquer tentativas de abrir novas abas ou arquivos, navegar em sites diversos, duplicar ou compartilhar a tela, enviar e-mails, abrir dispositivos de memória externa, ter a máquina acessada por softwares de acessibilidade remota, ou imprimir, copiar ou colar qualquer conteúdo.

A plataforma diferencia-se pela incorporação de uma funcionalidade denominada proctoring, um algoritmo baseado em inteligência artificial (IA) que sinaliza quaisquer comportamentos suspeitos dos candidatos que são capturados via webcam, microfone e tela do computador que está sendo utilizado para realizar o exame. Além da detecção facial do aluno, a IA também reconhece gestos ou movimentos suspeitos, utilização de dispositivos móveis e a presença de outras pessoas no ambiente em que está sendo feita a prova.

“O advento da COVID-19 fez com que as instituições de ensino acelerassem ainda mais a velocidade de sua jornada de transformação digital”, afirma Antonio Salvador, líder de negócios de Career da Mercer Brasil. Assim como aconteceu com empresas de todos os setores, a pandemia também impactou a comunidade escolar, obrigando educadores e alunos a se adaptarem a uma nova realidade, o que inclui lecionar e assistir a aulas online. “O fato é que a educação pós-pandemia nunca mais será a mesma e incluirá modalidades como o ensino híbrido, que mescla o presencial com o virtual, e a utilização cada vez maior da tecnologia e de ferramentas inovadoras para que os alunos possam continuar tendo aula independentemente do local onde se encontrem”, complementa o consultor.

O sistema de exames online da Mercer|Mettl é totalmente customizável e escalonável, de acordo com as necessidades da instituição. A plataforma aceita qualquer tipo de formato de perguntas e variedade de matérias ou conteúdos. A solução também é ofertada na versão MPaaS – Mettl Proctoring as a Service – em que os recursos antifraude são integrados ao sistema do cliente via API ou LTI.

“Foi muito importante contarmos com a plataforma em um momento em que houve a necessidade de passar toda a dinâmica do nosso vestibular para o ambiente online, garantindo a segurança dos candidatos, bem como a qualidade da avaliação Ibmec e seus critérios”, explica Reginaldo Nogueira, diretor geral do Ibmec de São Paulo e de Brasília.
Outra grande vantagem da plataforma é que ela permite que os exames sejam processados rapidamente e os resultados divulgados em poucas horas ou até mesmo em tempo real. Essa agilidade e a conquista dos mais importantes certificados de segurança mundiais, como a ISO 27001 e o selo GDPR concedido pela União Europeia, também influenciaram a adoção da solução da Mercer|Mettl por diversas instituições certificadoras, entre elas a Abrapp e a ENS.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile