O mercado mundial de serviços de internet em dispositivos móveis atingirá US$ 80 bilhões até 2011, de acordo com o estudo denominado "Go mobile, grow", realizado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM. Ainda segundo a análise, esse crescimento demandará novos serviços, como a propaganda. No mesmo período, projeções indicam que o número de usuários da internet no mundo será próximo de 1 bilhão, um aumento de 191% desde 2006 e uma taxa anual de crescimento de 24%.
O estudo aponta ainda que a expansão da capilaridade da banda larga sem fio e o surgimento de smartphones avançados e mais baratos mudarão a maneira como empresas ao redor do mundo operam e se relacionam com seus clientes, funcionários e parceiros.
Por meio do levantamento, a IBM constatou que 80% dos clientes preferem que os provedores possibilitem a eles mais poder de escolha dos aplicativos e serviços oferecidos nos dispositivos móveis. Além disso, verificou que 69% dos entrevistados querem dispositivos abertos à personalização e à configuração de aplicativos.
A pesquisa descobriu ainda que o acesso à web por meio de dispositivos móveis será usado cada vez mais para serviços. Por exemplo, quase 60% dos entrevistados estão interessados em serviços bancários via dispositivos remotos. Outros serviços incluem e-mail, mensagem instantânea, comércio de ações, notícias e navegação em geral. Além disso, a popularidade de aplicativos de entretenimento está crescendo – o estudo constatou que 53% dos clientes estão interessados em IPTV e 45% em comprar música por meio de dispositivos móveis.
O "Go mobile, grow" destacou também que 60% não têm preferência por marcas especificas quando usam serviços de internet por meio dos dispositivos móveis. E, ainda, que os mercados ao redor do mundo adotarão o uso da internet móvel de formas diferentes. Nos países mais desenvolvidos o acesso será a extensão e o complemento do computador pessoal. Já nos emergentes, como Índia e China, os clientes dispensarão a compra do primeiro PC e usarão plataformas móveis sofisticadas que forneçam os mesmos serviços.
A pesquisa da IBM também aponta que os fabricantes de dispositivos móveis devem lançar serviços inovadores e que impressionam os clientes. Baseado nos resultados, a empresa identificou alguns fatores que ajudarão esses fornecedores a assegurar uma fatia de mercado no espaço da internet móvel. Será importante, por exemplo, o foco dos fabricantes em projetos e modelos de negócios direcionados a partir de insights de seus clientes. Além disso, o desenvolvimento de um ecossistema aberto, baseado em padrões, para dispositivos e serviços será um benefício para a inovação.
Para aproveitar as oportunidades oferecidas pela internet remota, o estudo também conclui que os fabricantes devem ter mudanças em marketing e percepção da marca, estratégias de parcerias, entrega e gerenciamento de conteúdo, bem como modelos de receita. Esta transformação no modelo de negócios também demandará uma infra-estrutura escalável e eficiente em custos que lhes permita aumentar os serviços. Isto pode incluir avaliar os benefícios de parcerias com terceiros para trazer o conhecimento necessário, mantendo ao mesmo tempo os custos baixos.
As vendas de telefones portáteis atingiram o ponto de saturação nos mercados emergentes, motivando fabricantes a focarem em equipamentos móveis mais sofisticados e que possibilitem mais serviços. Isto pode dar um duplo impulso a lucros e receita, à medida que aumenta o preço médio do dispositivo e, paralelamente, há uma oportunidade de venda cruzada de serviços com margem de lucro alta.
A IBM entrevistou quase 700 clientes ao redor do mundo sobre suas preferências em relação ao acesso da internet móvel.