Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Para Teradata, ‘orquestração’ de dados é o futuro do big data

Para Teradata, ‘orquestração’ de dados é o futuro do big data

0
Publicidade

Orquestração de dados será o foco de atuação da Teradata nos próximos anos, que terá como base a nova plataforma Query Grid, anunciada no evento Partners 2014, que termina nesta quarta-feira, 22, em Nashville, nos EUA. A informação é de Scott Gnau, presidente da Teradata Labs, explicando que a plataforma transforma as melhores soluções de mercado em um “ecossistema orquestrado”, entrelaçado por análises, diversos repositórios de dados e sistemas distintos de fornecedores diferentes para que os negócios das empresas tenham coesão analítica de forma ininterrupta.

“Hoje, as empresas empregam muitas tecnologias, diferentes sistemas operacionais e analíticos, provenientes de diferentes fornecedores. Devido à falta de integração, elas costumam tratá-los como sistemas separados, o que limita a capacidade de obterem respostas em tempo hábil às necessidades do negócio, afetando, em última instância, a sua produtividade’’, explica.

O Teradata QueryGrid é um software que implementa este novo conceito, coordena a execução da consulta através de múltiplos mecanismos de processamento e repositórios de maneira segura e otimizada. “O Teradata QueryGrid dá aos usuários acesso aos seus dados em um tecido de dados sem falhas”, afirma Gnau. “O  software concentra o foco na obtenção de respostas a perguntas de negócios, e não sobre o processos de TI envolvidos ou na infraestrutura. Agora as empresas podem colocar grandes dados para trabalhar, ampliando o acesso aos usuários em toda a organização.’

In memory

Para mover essa enorme massa e tipos dados estruturados e não estruturados entre sistemas diferentes de forma orquestrada, a Teradata firmou parceria com a Intel para o desenvolvimento de novas memórias e CPUs otimizadas, a chamada computação in-memory. “Estamos implacavelmente dedicado à engenharia de uma forma mais inteligente, mais simples para alavancar memória e CPU para impulsionar o desempenho”, disse Gnau.

Segundo o executivo, o banco de dados Teradata 15.10 terá memória reforçada com capacidades que reduzem a carga sobre a largura de banda de memória, melhora a eficiência da CPU, reduz o I/O em disco e incrementa a eficiência global do sistema. Para isso, será utilizado o novo processador Haswell da Intel.

A empresa também  está expandindo seus serviços de consultoria globais para incluir serviços de Data Integration Optimization (OID), que oferece orientação sobre como melhorar o desempenho, reduzir custos utilizando diferentes soluções e orientação sobre as múltiplas abordagens para otimizar as plataformas analíticas.

A proliferação de novas fontes de dados e tecnologias analíticas tornou arquiteturas de integração de dados inadequadas para gerir corretamente o equilíbrio entre as tarefas de gerenciamento de dados e análise de cargas de trabalho existentes. À medida que a complexidade aumenta, as organizações estão lutando para encontrar respostas. A consultoria ser propõe a ajudar as organizações com a avaliação de todas as opções, incluindo decidir se deve modificar a sua extração, transformação e carga (ETL) de código, processo de rearquitetura de ETL  ou estender a Unified Data Architecture com sistemas como o Hadoop.

“A execução bem-sucedida não é apenas tecnologia, mas também sobre pessoas, as pessoas certas, com muita experiência e metodologias comprovadas”, disse Dan Harrington, vice-presidente executivo de consultoria global e serviços de apoio da Teradata.

Novas parcerias

Para acelerar sua penetração no mercado de big data e analytics e aproveitar as vantagens de ser uma empresa open source, a Teradata divulgou um série de parcerias para integração no setor de marketing digital, além de novas ofertas de empresas adquiridas recentemente, como a Think Big Analytics, Revelytix e Hadapt,que atuam com dados estruturados e não estruturado e na unificação de dados.

Uma das parceiras, a ADAM Software, cujo foco é o gerenciamento de ativos digitais de forma simplificada, possibilitando aos profissionais de marketing criar e gerenciar centenas de ativos digitais e entregar conteúdo multicanal que inspira os clientes a tomar medidas. Esta solução combinada suporta negócios de comércio em todo o ciclo de vida do ativo total, desde a etapa de desenvolvimento de ativos em avaliação colaborativa até a aprovação, por meio de realização e acompanhamento de uso. Os comerciantes que utilizam esta integração podem verificar melhor a produtividade, a velocidade de realização de campanhas e retorno sobre investimentos em marketing de conteúdo digital.

A Celebrus Technologies ajuda estabelecimentos comerciais a entender o caminho multicanal do cliente, a partir do interesse inicial e pesquisa por todo o caminho para a compra. Essa integração com a solução de interação em tempo real da Teradata com a Celebrus permite alavancar em tempo real informações contextuais acontecendo no site, bem como quaisquer dados históricos dos clientes encontrados no data warehouse empresarial, para criar o maior grau de personalização através de múltiplos canais, conduzindo a melhores taxas de conversão.

O LiveRamp traz dados de clientes e segmentação de informações de uma empresa on-line, permitindo melhor medição, segmentação e personalização dos programas de marketing digital. Essa integração com a ferramenta Teradata Customer Management Interaction ativa segmentos em mais de 100 aplicações de marketing suportados, incluindo medição, mídia e plataformas de gerenciamento de dados. Isso permite que os profissionais de marketing para aumentar a eficiência, executar campanhas multicanais integrado, e aumentar o envolvimento do cliente através de pontos de contato digitais.

O Airship Urban permite a combinação de ferramentas de segmentação e capacidades de automação de marketing em tempo real a partir notificações push e in-app de mensagens para segmentos de público altamente definidos, usado para campanhas ou respondas com relevância em tempo real para as interações com clientes.

*O jornalista viajou a Nashville a convite da empresa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile