Publicidade
Início Segurança News (Segurança) 50% dos usuários de internet adotam a mesma senha para diferentes contas...

50% dos usuários de internet adotam a mesma senha para diferentes contas ou serviços

0
Publicidade

Uma pesquisa recente realizada pela PSafe, desenvolvedora dos aplicativos dfndr, revelou que 5 em cada 10 brasileiros utilizam a mesma senha em diferentes contas ou serviços na internet, o que representa 67,6 milhões de pessoas em todo país. Ainda segundo a pesquisa, 23,4% dos entrevistados declararam que já compartilharam suas senhas com terceiros; 50,5% afirmam não ter o hábito de trocar suas senhas; e 16,3% dos usuários já usaram sua senha bancária ou do cartão de crédito em contas online, o que corresponde a 21,3 milhões de brasileiros.

A senha é a porta de entrada para acessar desde contas bancárias até perfis em redes sociais. Mesmo sendo uma das principais barreiras de segurança contra hackers, muitos usuários acabam se descuidando na hora de criar suas senhas, gerando códigos fracos. Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – o resultado da pesquisa não causou surpresa, só evidenciou um problema muito comum e bastante preocupante sobre a segurança de contas na internet.

“Os cibercriminosos utilizam técnicas altamente sofisticadas para descobrir senhas com o intuito de invadir sistemas e contas. Contudo, códigos considerados fracos são sempre mais vulneráveis aos golpes. Para se ter uma ideia, atualmente, a senha mais utilizada pelos usuários é 123456. E para piorar o cenário, 16,3% dos entrevistados em nossa pesquisa afirmam já terem usado senhas bancárias em serviços online, o que pode causar consequências financeiras irreparáveis em caso de ataques ”, explica Simoni.

Riscos

O especialista reforça que não existe barreiras de segurança totalmente seguras. Mas, ao utilizar uma senha fraca ou repetida em diferentes serviços online, um atacante, ao hackear uma conta,  pode facilmente ter acesso às demais com a mesma senha.

“Ao invadir uma conta, a primeira ação do atacante é tentar acessar outros serviços na internet com a mesma senha e, depois, alterá-la para que o usuário não tenha mais acesso a sua conta. Em alguns casos, o hacker pode utilizar informações da vítima e de seus contatos para enviar phishings personalizados por e-mail, induzindo que ela clique e informe dados sigilosos, como senhas bancárias”, completa Simoni.

Como criar senhas fortes

Simoni alerta que, ao criar uma senha, é importante seguir cinco cuidados básicos:
1 – Dê preferência para senhas longas de, no mínimo, 8 caracteres;
2 – Misture letras minúsculas e maiúsculas, número e símbolos;
3 – Evite senhas de fácil dedução, como data de aniversário, telefone ou nome de parentes;
4 – Utilize uma senha diferente para cada conta ou serviço online, como e-mail e redes sociais;
5 – Realize a troca de suas senhas a cada três ou quatro meses e jamais informe seu código para terceiros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile